Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

MENSAGEM Nº 283

(10/11/2018)

 

 

 

Na 2 Cor 5, 10 diz: “Porquanto todos nós teremos de comparecer manifestamente perante o tribunal de Cristo, a fim de que cada um receba a retribuição do que tiver feito durante a sua vida no corpo, seja para o bem, seja para o mal (2 Cor 5, 10).

Positivamente, o juízo particular consiste numa efusão da luz de Deus ou numa comunicação da veracidade divina à alma, comunicação em consequência da qual a alma, de maneira decisiva e inevitável, toma consciência do que foi realmente a sua vida terrestre, do sentido e do valor que ela tem, dos seus méritos e deméritos; ela vê, sem possibilidade de erro, sua situação perante Deus, ou mais precisamente, perante Deus feito homem, Cristo; torna-se claro tudo que ela fez e omitiu, de bem e de mal, até os últimos pormenores. E esta intuição de si mesma, que a alma exerce à luz de Deus, é instantânea (Dom Estêvão Bettencourt).

São Francisco de Sales ensina: “Ó minha alma, que maldição esta! Ela é universal, pois encerra todos os males”.

São Francisco de Sales também ensina: “Ela é irrevogável, porque se estende a todos os tempos, por toda a eternidade”.

São Francisco de Sales ainda ensina: “Ide, malditos, para o fogo eterno. Considera, ó minha alma, essa eternidade tremenda”.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP(C)

 

 

 

Ajude-nos!

 

 

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP(C).

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP(C). “Mensagens aos leitores”.

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/mensagens/diaria_aos_leitores/2018/283.htm