BREVE HISTÓRIA

DO

INSTITUTO MISSIONÁRIO DOS FILHOS E FILHAS DA PAIXÃO DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO E DAS DORES DE MARIA SANTÍSSIMA

 

 

A Crônica completa do Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima, encontra-se arquivada na Casa Mãe.

 

 

Narraremos uma breve História do Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima, extraída da Crônica completa do mesmo. Nessa breve História, relataremos os fatos que mais marcaram o Instituto, desde a sua Fundação em 14 de setembro de 1989, até a atual data.

Nestes anos de vida do Instituto, essa pequena barca foi sacudida por furiosas tempestades de perseguições, violentos ciclones de calúnias e constantes vendavais de críticas e zombarias, e só não naufragou, porque nos refugiamos no Sacratíssimo Coração de Jesus, Oceano Pacífico, e no Puríssimo Coração de Maria, nosso Porto Seguro.

Caríssimo leitor, leia com atenção esta breve História, e no fim da mesma você chegará a uma conclusão, que a obra que é verdadeiramente de Deus, é carimbada com a cruz e regada com lágrimas: "As coisas de Deus são sempre acompanhadas da cruz e do sofrimento, e suas obras regadas com o orvalho das lágrimas" (Dom Servilio Conti, I.M.C., O Santo do Dia) e Mencius dizia: "Quando o céu quer confiar uma grande obra a um homem, primeiro purga pela dor seu coração, leva seus nervos ao desalento, o contraria em todas as suas empresas; deste modo desperta nele bons sentimentos e lhe fortalece a paciência. Pois é da dor e da provação que surge a vida" (Extraído do livro O Santo do Dia - Dom Servilio Conti, I.M.C.), e também: "Meu filho, se entrares para o serviço de Deus, permanece firme na justiça e no temor, e prepara a tua alma para a provação" (Eclo 2,1).

 

 

 

No dia 14 de setembro de 1989, Festa da Exaltação da Santa Cruz, às 19:00 horas, com a celebração da Santa Missa, na Paróquia São João Batista, rua 9A, nº 81 - 1ª Etapa, Vila Formosa, Anápolis - Go, o Pe. Divino Antônio Lopes, Administrador Paroquial da mesma, fundou o Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima, com a autorização verbal, do Exmº Sr. Bispo Diocesano, Dom Manoel Pestana Filho.

 


 

 

 

 

Ata preliminar da Fundação

 

A Ata nº 01, datada de 20 de julho de 1989, já narrava a tão sonhada fundação do Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima, que se realizaria quase dois meses depois.

Relataremos na íntegra, a Ata nº 01, lavrada pelo Ir. Ênio José da Silva. Graças a este irmão, o Instituto possui hoje este precioso documento, que foi narrado com simplicidade e com o máximo de fidelidade.

 

"Louvado seja o Sagrado Coração de Jesus e a sua Dolorosíssima Mãe. Aos vinte dias do mês de julho do ano de hum mil novecentos e oitenta e nove, em uma das salas do antigo seminário que pertenceu aos Servos da Igreja (diocesanos), ao lado da paróquia de São João Batista, Vila Formosa, se deu a primeira reunião dos que passarão a chamar "Filhos * da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima", na qual, o Padre Divino Antônio Lopes, Fundador, Reitor e diretor da até então Comunidade dos Lanceiros de Lanciano, reunido com os membros da comunidade, transmite as resoluções do Sr. Bispo Dom Manoel Pestana Filho, que quanto à nova congregação (Pia União dos Filhos * da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima), está aprovada, não ainda por escrito, mas já podendo iniciar o seu carisma de desagravar os Corações de Jesus e Maria, e a dar início às obras pastorais e vocacionais, também obtivemos do Sr. Bispo como presente*, esse seminário situado à rua 8A *, nº 81, Vila Formosa 1ª Etapa. A partir desta data todos passam a usar clegimam, calça e sapato preto à mandato do Superior. E o restante da reunião se desembaraçou em pequenas normas seminarísticas e por fim relembrando os dois anos difíceis passados na comunidade dos Lanceiros, que esteve um ano e oito meses situada à Avenida Federal nº 337, Bairro São Jorge, uma semana no salão da capela Santa Luzia, Bairro Frei Eustáquio e quatro meses à Avenida Ânderson Cleiton, Quadra 9, Lote 16, Vila Formosa 1ª Etapa. A Pia União inicia-se * neste dia 20 de julho contando com oito membros, a saber: Pe. Divino Antônio Lopes (Fundador), Ir. João Batista Silva, Ir. Ênio José da Silva, Ir. André Ribeiro de Souza, Ir. Agnaldo Alves de Camargos, Ir. Reinaldo Borges de Souza, Ir. Ronan Araújo de Siqueira e Ir. Fábio de Assis Morais *. A reunião foi dada por encerrada às 23:00 h; após se dirigiram à capela para as completas, e finalmente para o repouso. Tudo isso seja para a maior honra e glória de Nosso Senhor Jesus Cristo. Esta Ata, após ser lida e discutida, será assinada pelo Superior e por todos os que tiveram participação na reunião."

 

Ressalvas: * - Faltou aqui a palavra Filhas.

presente * - Não foi uma doação, mas somente emprestado para morarmos.

8A * - O correto é 9A.

inicia-se * - Houve um equívoco por parte do entusiasta Ir. Ênio José da Silva, pois não era uma reunião de fundação, mas somente uma preparação para a fundação que se realizaria no dia 14 de setembro do mesmo ano.

Ir. Ronan Araújo de Siqueira e Ir. Fábio de Assis Morais * - Não foram aprovados e voltaram para as casas de seus pais, alguns dias antes da fundação.

 

Essa preciosa Ata se encontra nos arquivos do Instituto, no escritório, Casa Santa Cruz, na Cidade Missionária do Santíssimo Crucifixo, Casa Mãe do Instituto, situada à BR 153, Km. 428, Anápolis - Go.

 

De onde surgiram os primeiros religiosos do Instituto?

 

Surgiram do Movimento Missionário Lanceiros de Lanciano, fundado também pelo Pe. Divino Antônio Lopes, quando ainda era seminarista: "o Padre Divino Antônio Lopes, Fundador, Reitor e diretor da até então Comunidade dos Lanceiros de Lanciano" (cf. Ata nº 01). (Conheça melhor, lendo a breve história do Movimento).

 

 

 

 

 

1ª Sede do Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

Este Seminário, do Instituto Missionário dos Servos da Igreja, foi construído no início da década de 1980, pelo Revmo. Pe. Vittorio Lucchesi, à rua 9A, nº 81, Vila Formosa, 1ª Etapa, Anápolis - Go (cf. Ata nº 01).

Foi numa sala deste Seminário, que se realizou a reunião preliminar da fundação do Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima, e  também na mesma foi lavrada a Ata nº 01 (cf. Ata nº 01).

A Irmã Isabel Gomes da Silva, residia em uma casa da Diocese, Avenida Ânderson Cleiton, Quadra 9, Lote 16, Vila Formosa 1ª Etapa.

 

 

 

Igreja Matriz da Paróquia São João Batista, onde o nosso Fundador, Pe. Divino Antônio Lopes, foi Administrador Paroquial de 08 de junho de 1989 até 01 de julho de 1990. E foi nesta igreja que foi celebrada, no dia 14 de setembro de 1989, a Santa Missa de Fundação do Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima, e tirada a foto nº 1.

A Santa Missa de fundação, foi celebrada nesta igreja matriz, mesmo faltando simples acabamentos internos da construção, inclusive os novos bancos. Durante a conclusão da construção, a Santa Missa e outras cerimônias eram celebradas no salão paroquial: "...e no sábado, fiz um casamento no salão da paróquia, porque a igreja estava em construção" (cf. Livro de Tombo da Paróquia São João Batista, dia 11/06/1989).