Assim que chegamos no Santuário de Nossa Senhora de Fátima, na cidade de São José do Rio Preto, o Revmo. Pe. Divino Antônio Lopes, apresentou ao Revmo. Pe. Casarino Pietra Maffi, a sua decisão de voltar à Diocese de Anápolis - Go. Em seguida, o nosso padre telefonou para o senhor Luiz Carlos dos Santos, residente no Alto da Bela Vista, Anápolis - Go., e pertencente à Paróquia São João Batista, pedindo-lhe o favor de buscar em São José do Rio Preto a nossa mudança em seu caminhão, favor que ele prestou prontamente; sendo que um mês depois, o Pe. Fundador o pagou pelo serviço prestado.

O Pe. Divino Antônio Lopes, marcou para o dia 08 de dezembro a volta para Anápolis, Solenidade da Imaculada Conceição de Nossa Senhora. Ele celebrou a Santa Missa para os seus religiosos às 15:00 h. na capela do Seminário, e em seguida os religiosos colocaram os seus pertences no caminhão, e depois de despedirem do Revmo. Pe. Cesarino Pietra Maffi, das irmãs Auxiliares dos Sacerdotes e das de Vida Contemplativa, saíram às 18:00 h.em viagem para a cidade de Anápolis - Go.

 

 

NOTA

 

Para continuarmos com fidelidade a narração da breve História do Instituto, necessitávamos da cópia do Livro de Tombo da Paróquia de Nossa Senhora da Penha, Jaraguá - Go., onde o nosso Revmo. Pe. Divino Antônio Lopes trabalhou do dia 01/01/1991 até o dia 23/01/1997.

Para a nossa surpresa, o Exmo. Sr. Bispo Dom Manoel Pestana Filho negou a cópia de tal documento. No dia 27 de março de 2004, recorremos ao Tribunal Eclesiástico de Goiânia; o mesmo disse: "Crê este Tribunal que a emissão de tais cópias não poderão trazer prejuizo de qualquer ordem a qualquer uma das partes envolvidas" (Juíz, Pe. Renato de Lima Lopes, 31 de março de 2004). Mesmo assim, o Exmo. Sr. Bispo, movido por uma perseguição incontrolável contra o nosso padre, negou também ao Tribunal entregar tais cópias; por isso, ficamos do dia 22 de março de 2004 até o dia 16 de novembro do mesmo ano, impedidos de continuarmos a narração da breve História do Instituto.

No dia 16 de novembro de 2004, um religioso do Instituto, Ir. Gabriel do Santíssimo Crucifixo FP., através de uma carta escrita pelo Pe. Divino Antônio Lopes, pediu ao Revmo. Pe. Edmilson Luiz Almeida, que trabalha atualmente em Jaraguá, uma cópia das páginas do Livro de Tombo, narradas pelo nosso padre, e o mesmo o atendeu prontamente, tirando as cópias e encadernando-as.

Encontram-se em nossos arquivos as cartas, enviadas e recebidas, ao Tribunal Eclesiástico de Goiânia, ao Exmo. Sr. Bispo Dom Manoel Pestana Filho e ao Pe. Edmilson Luiz Almeida, sendo que as mesmas serão colocadas na breve História, no momento oportuno da narração.