O Ir. Ênio José da Silva e o Ir. Divino Martins Ramos, viajaram de ônibus para São José do Rio Preto, no dia 30 de junho de 1990 e foram recebidos pelo Revmo. Pe. Cesarino Pietra Maffi, Pároco do Santuário de Nossa Senhora de Fátima, no dia seguinte, 01 de julho; por isso, não estão nas fotos abaixo.

O nosso Pe. Fundador, viajou de ônibus no dia 02 de julho de 1990, com os demais religiosos do Instituto, e chegaram ao Santuário, no Bairro Jardim Nazareth, no dia seguinte, 03 de julho.

 

 

Assim que o Pe. Divino Antônio Lopes e os demais religiosos chegaram, os quartos já estavam todos preparados, porque o Revmo. Pe. Cesarino Pietra Maffi já havia, no dia 01 de julho, entregue as chaves das dependências do seminário ao Ir. Ênio José da Silva.

Foi feito um convênio entre o nosso Pe. Fundador e o IMCIM (Instituto Missionário Coração Imaculado de Maria), conforme documento abaixo.

 

 

Síntese do trabalho Missionário realizado pelos Filhos da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima no Santuário Nossa Senhora de Fátima, São José do Rio Preto - SP.

 

 

Obedientes à Palavra de Deus, que diz: "E cada dia, no Templo e pelas casas, não cessavam de ensinar e de anunciar a Boa Nova do Cristo Jesus" (Atos 5, 42), o Revmo. Pe. Divino Antônio Lopes e seus religiosos, iniciaram com zelo e dedicação o trabalho missionário no Santuário Nossa Senhora de Fátima e em suas capelas: Nossa Senhora do Rosário, Nossa Senhora de Czestochowa e Nossa Senhora das Lágrimas.

O nosso Pe. Fundador, celebrava a Santa Missa durante a semana no Santuário de Nossa Senhora de Fátima, às 19:00 h., no sábado, na capela de Nossa Senhora das Lágrima, às 19:00 h., e no domingo, às 10:00 h. na capela Nossa Senhora do Rosário de Pompéia e às 20:00 h. na capela de Nossa Senhora de Czestochowa.

Ainda sobre a celebração da Santa Missa, durante um mês, substituiu o Revmo. Pe. Siro Silvestrini na Paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus, Parque Industrial. Celebrou também algumas missas na Catedral São José, centro; e ainda, Paróquia Santo Antônio em Mirassolândia; Capela São Sebastião em Ipiguá; Capela São Sebastião em Talhados e outras cidades.

Sobre o sacramento da confissão, o nosso padre atendia no Santuário Nossa Senhora de Fátima no Bairro Jardim Nazareth e capelas; na Paróquia São João Batista e Santuário das Almas, no Jardim Canaã; na Paróquia Imaculado Coração de Maria, Bairro Santa Cruz.

 

Ramo do IMCIM

(Instituto Missionário Coração Imaculado de Maria)

 

O Pe. Cesarino Pietra Maffi convidou o Pe. Divino Antônio Lopes e seus religiosos, para pertencer ao IMCIM, como Sacerdotes missionários, e o Pe. Fundador aceitou, contanto que vivêssemos o nosso carisma.

O Exmo. Sr. Bispo Dom José de Aquino Pereira, Bispo de Rio Preto, escreveu ao Sr. Bispo Dom Manoel Pestana Filho, Bispo de Anápolis, pedindo autorização para o Pe. Divino Antônio Lopes ingressar no noviciado do IMCIM, e obteve a autorização conforme documento abaixo.

O Noviciado iniciou-se no dia 14 de setembro de 1990, festa da Exaltação da Santa Cruz, às 09:00 h. na capela do Palácio Episcopal. O Rito foi realizado pelo Exmo. Sr. Bispo Diocesano, Dom José de Aquino Pereira, Supremo Moderador do Instituto Missionário Coração Imaculado de Maria.

O Revmo. Pe. Divino Antônio Lopes e o Ir. Ênio José da Silva, foram autorizados pelo Sr. Bispo Dom José de Aquino Pereira, a vestir o hábito do Instituto, hábito que por muitas vezes fora negado pelo Exmo. Sr. Bispo Dom Manoel Pestana Filho.

A Ata do Rito do ingresso no noviciado foi lavrada pelo Mestre do noviciado, Pe. Cesarino Pietra Maffi, conforme cópia abaixo:

* - Houve um equivoco por parte do Revmo Pe. Cesarino, porque 1º de julho de 1990, foi o dia da chegada do Ir. Ênio José da Silva e do Ir. Divino Martins Ramos no Santuário de Nossa Senhora de Fátima, e não o início do noviciado, porque esse, como já foi dito, iniciou-se no da 14 de setembro de 1990.

Com a entrada no noviciado, o Pe. Fundador e seus religiosos intensificaram  a vida de oração, vivendo em contínua união com Deus: "O primeiro e o principal dever dos religiosos é a assídua união a Deus na oração" (Elementos Essenciais da Doutrina da Igreja sobre a Vida Religiosa Aplicados aos Institutos Consagrados ao Apostolado, III, 7 § 26), rezando em comum o Ofício Divino e vivendo fervorosamente o Tríduo Reparador, a saber: Quinta-feira, das 21:00 às 00:00 h. (Getsêmani); sexta-feira, do meio-dia às 15:00 h. (Calvário), e aos sábados, das 21:00 às 00:00 h. (Soledade). De segunda a sexta-feira, o Pe. Fundador e seus religiosos ajudavam a sustentar a adoração do Santíssimo Sacramento no Santuário Nossa Senhora de Fátima, que iniciava às 08:00 e encerrava às 17:45 h., juntamente com as religiosas do IMCIM (Irmãs Auxiliares dos Sacerdotes e Irmãs de Vida Contemplativa).

 

 

Os religiosos do Instituto, reservavam também, algumas horas para o trabalho manual e para um passeio no Zoológico que ficava próximo ao Santuário Nossa Senhora de Fátima. Tudo era feito num clima de serenidade e alegria: "Uma fraternidade sem alegria é uma fraternidade que se apaga" (Congregavit nos in unum Christi amor, 28).

 

Ir. Ênio José da Silva e Ir. Divino Martins Ramos, na horta cultivada pelos membros do Instituto, no quintal do seminário: "Quem não quer trabalhar também não há de comer" (2Ts 3, 10).

 

 

 

Um telefonema no meio da tarde

 

Aproximadamente nos meados de outubro, deste mesmo ano (1990), depois que o Revmo. Pe. Divino Antônio Lopes e seus religiosos, haviam chegado de um passeio no zoológico, o Pe. Cesarino Pietra Maffi bateu à porta do quarto do nosso padre, dizendo que um padre o chamava ao telefone.

O nosso Pe. Fundador saiu imediatamente para atender o telefone na residência do Pe. Cesarino; que tamanha surpresa o teve, quando ouviu a voz do Revmo. Pe.Eberhard Joachim Ingo Dollinger. Segundo o nosso padre, o diálogo entre os dois durou cerca de cinco minutos, e o motivo do telefonema era de convidá-lo a voltar à Diocese de Anápolis, dizendo-lhe que Anápolis era o seu lugar. O nosso Pe. Fundador viu neste convite a vontade de Deus, porque o Pe. Ingo Dollinger foi o seu Superior no Seminário Diocesano Imaculado Coração de Maria, e seu professor no Institutum Sapientiae.

O Revmo. Pe. Divino Antônio Lopes sempre teve grande estima pelo seu Superior e professor, e essa estima foi demonstrada em uma carta: "Eu sempre agradeci a Deus por tê-lo como superior e professor por vários anos. Sempre admirei a sua piedade e o seu fervor em celebrar a Santa Missa. Admirei também o seu zelo em formar santamente novos sacerdotes. Sou grato também pela sólida e sincera formação que recebi em vossa Faculdade "Institutum Sapientiae", que com certeza absoluta, coloco em prática até hoje e a colocarei sempre" (18/10/2003).

Como veremos em seguida, o Revmo. Pe. Ingo Dollinger sempre respeitou o nosso Pe. Fundador: "Em primeiro lugar devo dizer, que o senhor, como aluno do nosso seminário, mostrou-se um aluno muito zeloso" (carta do dia 19/10/2003), e quando o nosso padre ainda era seminarista, recebeu também o seguinte cartão:

 

 

 

Sob a proteção da Virgem Peregrina

 

No Santuário de Nossa Senhora de Fátima, existe uma piedosa imagem peregrina da Virgem de Fátima, que segundo o Pe. Cesarino Pietra Maffi, pároco do Santuário, ela já percorreu quase todas as paróquias da Diocese de Rio Preto.

No diálogo que o Pe. Fundador teve, por telefone, com o Revmo. Pe. Ingo Dollinger, ficou marcado para o início do mês de novembro, um diálogo em Vila Formosa, entre o Exmo. Sr. Bispo Dom Manoel Pestana Filho e o nosso padre.

Aproveitando a viagem para Anápolis, pedimos por telefone ao Revmo. Pe. Fernando Conceição Lopes, Administrador Paroquial da Paróquia São João Batista, Vila Formosa, Anápolis - Go., a permissão de levar a imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima em sua paróquia, sendo que a permissão foi dada, e a chegada ficou marcada para o dia 04 de novembro daquele mesmo ano (1990).

Antes da viagem para Anápolis, no dia 03 de novembro de 1990, às 17:00 h., na capela do Seminário, o seminarista Édis Carlos Vieira, recebeu o hábito do Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima, das mãos do Pe. Fundador, sendo que o mesmo já havia pertencido ao Instituto Missionário Diocesano dos Servos da Igreja.

À noite do mesmo dia, o nosso padre, juntamente com os seminaristas: Ir. Ênio José da Silva e Ir. Édis Carlos Vieira, viajaram para Anápolis, de ônibus da Empresa Nacional Expresso, levando a imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima. A imagem peregrina foi recebida fervorosamente pelos católicos da Paróquia São João Batista, no domingo, dia 04 de novembro às 08:00 h., sendo que a mesma foi venerada em um altar e à tarde, foi levada em procissão pelas ruas da paróquia.

Na segunda-feira, dia 05 de novembro, os irmãos: Ênio José da Silva e Édis Carlos Vieira, com a autorização do Exmo. Sr. Bispo Dom Manoel Pestana Filho, iniciaram o Propedêutico no Seminário Imaculado Coração de Maria, Rua 09, nº 800, Alto da Bela Vista, Anápolis - Go. No mesmo dia, à tarde, o Pe. Fundador e o Sr. Bispo Dom Manoel, tiveram um diálogo em uma das salas do Seminário anexo à Paróquia de Vila Formosa, e o Sr. Bispo o convidou para participar do Santo Retiro do Clero de Anápolis, em Brasília, na Casa  de Nossa Senhora Aparecida, SHIS, QI 05, Chácara 67, Setor de Habitações Individuais Sul, da Congregação das Missionárias de Jesus Crucificado, que iniciaria no dia seguinte, 06 de novembro. O nosso Pe. Fundador ficou muito feliz e acolheu o convite com satisfação.

Durante o Santo Retiro, o Sr. Bispo Dom Manoel conversou com o nosso Pe. Fundador, e disse que ele trabalharia na Paróquia Nossa Senhora da Penha em Jaraguá - Go, porque o contrato da Diocese de Anápolis com a Ordem dos Frades Menores Capuchinhos venceria no dia 31 de dezembro do mesmo ano, e ele assumiria a paróquia em 01 de janeiro de 1991. O Exmo Sr. Bispo disse ao Revmo. Pe. Divino Antônio Lopes que confiava muito no seu trabalho, e que gostaria que o mesmo o ajudasse a recuperar a fé perdida em Jaraguá.

Alguns dias depois do Santo Retiro, que encerrou no dia 09, o Sr. Bispo Dom Manoel Pestana Filho pediu que o Pe. Fundador substituísse, por alguns dias, o Pe. Joaquim Pinto Magalhães Filho, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Goianápolis - Go., porque este sairia de férias. O nosso padre, aceitou de boa vontade o pedido, e ficou nesta paróquia até o final do mês de novembro.

Com a chegada do Pe. Joaquim em Goianápolis, o Pe. Fundador conversou mais uma vez com o Exmo. Sr. Bispo, em seu Palácio Episcopal e marcou a data de voltar para Anápolis - Go.

Logo no início de dezembro, o nosso padre, juntamente com os irmãos: Ênio José da Silva e Édis Carlos Vieira, voltaram para São José do Rio Preto - SP., levando a imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima.