III

 

Método para assistir à Santa Missa pela meditação das Sete Palavras de Jesus Cristo na Cruz

(São Pedro Julião Eymard, A Divina Eucaristia, Vol 2)

 

No Intróito. Jesus ora pelos seus carrascos. “Pater, ignosce illis; non enim sciunt quid faciunt”. “Pai, perdoai-lhes, que não sabem o que fazem”. Ah! Vossa culpa excede a deles, porquanto vosso conhecimento de Jesus era maior, e assim mesmo o crucificastes, pelos vossos pecados. Pedi perdão a Jesus Cristo!

Nas Orações. O bom ladrão diz a Jesus: “Memento mei cum veneris in regnum tuum”. “Lembrai-vos de mim, quando estiverdes no vosso Reino”. E Jesus lhe respondeu: “Hodie mecum eris in paradiso”. “Hoje mesmo estarás comigo no Paraíso”. O ladrão, grato, une seu sofrimento ao do Salvador. Pedi a mesma graça para hoje e o dia da vossa morte.

No Ofertório. Jesus dá São João a Maria por filho. “Mulier, ecce filius tuus”.  “Mulher, eis teu filho”. Sucederá a Jesus na sua qualidade de filho, enquanto na sua pessoa, todos os homens receberão a Maria por mãe. Agradecei a Nosso Senhor vo-la ter dado, e pedi a esta boa Mãe que vos ame e vos dirija em tudo o que for do serviço de Jesus.

No Prefácio. “Fili, ecce Mater tua”. “Filho, eis tua Mãe”. É como filho que Maria vos recebe. Agradecei ao divino Salvador o belo título de filho de Maria, que vos dá direito tanto sobre seu Coração materno como sobre todos os seus bens.

Na Elevação. “Sitio!” “Tenho sede!” Adorai a Jesus, novamente sacrificado no Altar, pedindo licença ao Pai para sofrer ainda por amor aos homens exclamando: “Tenho sede! Sede de corações! Sede de vossa glória!” Saciai essa sede ardente de Jesus, sede pelo sofrimento, pela salvação do mundo, pela reparação devida à Majestade de Deus tão ofendido, e sofrei e reparai com Ele.

No Pater. “Deus meus, Deus meus, ut quid dereliquisti me?” “Meu Deus, meu Deus, por que me abandonastes?” Adorai os santos e inefáveis abandonos por que passou o Salvador em expiação do abandono em que o deixastes a Ele e à sua santa Lei e protestai que nunca mais o abandonareis.

Na Comunhão. Jesus expira exclamando: “Pater, in manus tuas commendo spiritum meum. Consummatum est!” “Pai, entrego minha Alma em vossas Mãos. Tudo está consumado!” Adorai a Jesus na Santa Comunhão entregando a todos os homens tudo o que é — seu Corpo, seu Sangue, sua Alma e sua Divindade. Uni-vos ao seu Ministro e adorai a Jesus descido da Cruz e colocado nos braços de sua Santíssima Mãe. Recebei-o também e apertai-o junto ao coração, onde o guardareis para sempre.