Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

CATEQUESE

 

 

DEUS PAI

(Irmã Gabriela de Nossa Senhora das Dores)

 

1. Quem é Deus?

R= Deus é puro espírito, eterno, criador das coisas visíveis e das coisas invisíveis. Em Deus há, numa só natureza, três Pessoas realmente distintas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo.

 

2. Como sabemos nós que há Deus?

R= Sabemos que há Deus porque a nossa razão no-lo demonstra, e a fé no-lo confirma.

 

3. Por que se dá a Deus o nome de Pai?

R= Dá-se a Deus o nome de Pai: 1.º Porque é Pai, por natureza, da segunda Pessoa da Santíssima Trindade, isto é, do Filho por Ele gerado. 2.º Porque Deus é Pai de todos os homens, que Ele criou, conserva e governa. 3.º Porque, finalmente, é Pai, pela graça, de todos os cristãos, os quais por isso se chamam filhos adotivos de Deus.

 

4. Por que o Pai é a primeira Pessoa da Santíssima Trindade?

R= O Pai é a primeira Pessoa da Santíssima Trindade porque não procede de outra Pessoa, mas é o princípio das outras duas Pessoas, isto é, do Filho e do Espírito Santo.

 

5. Que quer dizer a palavra todo-poderoso?

R= A palavra todo-poderoso quer dizer que Deus pode fazer tudo o que quer.

 

6. Deus não pode pecar nem morrer; como é então que se diz que Ele pode fazer tudo?

R= Diz-se que Deus pode fazer tudo, embora não possa pecar nem morrer, porque o poder pecar ou morrer não é efeito de potência, mas de fraqueza, a qual não pode existir em Deus, que é perfeitíssimo.

 

7. Que quer dizer Criador do céu e da terra?

R= Criar quer dizer fazer do nada; portanto, Deus diz-se Criador do céu e da terra porque fez do nada o céu e a terra, e todas as coisas que no céu e na terra se contêm, isto é, todo o universo.

 

8. O mundo foi criado somente pelo Pai?

R= O mundo foi criado igualmente por todas as três Pessoas divinas, porque aquilo que uma Pessoa faz relativamente às criaturas, fazem-no com um só e o mesmo ato também as outras.

 

9. Por que então a criação se atribui particularmente ao Pai?

R= Atribui-se a criação particularmente ao Pai porque a criação é efeito da onipotência divina, a qual se atribui particularmente ao Pai, como se atribui a sabedoria ao Filho e a bondade ao Espírito Santo, embora todas as três Pessoas tenham a mesma onipotência, sabedoria e bondade.

 

10. Deus cuida do mundo e de todas as coisas que criou?

R= Sim, Deus cuida do mundo e de todas as coisas que criou, conserva-as e governa-as com a sua infinita bondade e sabedoria, e nada sucede no mundo sem que Deus o queira ou o permita.

 

11. Por que dizeis que nada sucede sem que Deus o queira ou permita?

R= Diz-se que nada sucede no mundo sem que Deus o queira ou permita porque há coisas que Deus quer e manda, e outras que Ele não quer, mas não impede, como o pecado.

 

12. Por que Deus não impede o pecado?

R= Deus não impede o pecado porque até do abuso que o homem faz da liberdade que Ele lhe concedeu sabe tirar um bem, e fazer resplandecer ainda mais a sua misericórdia ou a sua justiça.