Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

Palestra

 

 

AS AMIZADES PERIGOSAS

(Pe. Divino Antônio Lopes FP)

 

Na 1.ª Carta de São Paulo aos Coríntios 15, 33 diz: “Não vos deixeis iludir: ‘As más companhias corrompem os bons costumes”.

É preciso tomar muito cuidado com os falsos amigos... com aqueles que trabalham continuamente para nos arrastar para o caminho da perdição: “Atentos, façam todo o bem, afastem-se dos escândalos, dos falsos irmãos e daqueles que usam o nome do Senhor com hipocrisia e induzem ao erro os homens superficiais” (São Policarpo), e: “Não caminhes pela estrada com um aventureiro, para não agravares teus males” (Eclo 8, 15).

Às vezes o falso profeta apresenta-se sob as aparências de um amigo, especialmente de sexo diferente. Não vos lançará logo, de um golpe, no fundo do abismo; mas vos empurrará... um pouco de cada vez para o caminho da perdição e dos vícios.

Começará a atrair-vos com a sua bela figura, com os seus modos gentis, com o seu caráter jovial... a princípio escuta-se de bom grado, depois sorri, depois começa a dialogar e depois cede.

Infeliz da pessoa que aceita o diálogo com amizades perigosas; em pouco tempo ela deixará de ser livre para se tornar escrava de uma pessoa perigosa e falsa. É preciso saber dizer não para as amizades perigosas... um não decidido e firme: “Meu filho, se pecadores quiserem te seduzir, não consintas!” (Pr 1, 10).

Hoje, infelizmente, milhões de crianças, adolescentes e jovens vivem no caminho da perdição por causa das falsas amizades.

Os pais devem fiscalizar com quem os seus filhos andam.