Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

Catequese

 

 

Santo Natal

 

Que festa é o Santo Natal?

“O Santo Natal é a festa instituída para celebrar a lembrança do nascimento temporal de Jesus Cristo” (São Pio X, Catecismo Maior).

 

Que nos ensina Jesus Cristo com as circunstâncias do seu nascimento?

“Com as circunstâncias do seu nascimento, Jesus Cristo ensina-nos a renunciar às vaidades do mundo e a apreciar a pobreza e os sofrimentos” (Idem).

 

O Natal de Jesus Cristo está cheio de sábias lições e de santos exemplos.

I. – Nas estalagens de Belém não houve lugar para Jesus, isto é, para seus pais, José e Maria. O mundo não quis receber a Jesus, porque Ele não é deste mundo e porque o mundo era indigno d’Ele.

II. – O berço de Jesus foi uma manjedoura, uma estrebaria, onde pastores pobres e humildes abrigavam os rebanhos...

A estrebaria bem representava o mundo, com todos os seus crimes e todas as suas baixezas.

Jesus, desde a sua entrada neste mundo, começou a dar sublimes lições das três virtudes básicas da vida cristã: humildade, pobreza e mortificação.

a. – Humildade é o remédio e corretivo da soberba e do desejo de submeter os demais. E Jesus disse: “Aprendei de mim, que sou humilde de coração”.

b. – Pobreza e espírito de pobreza, segundo o Evangelho – eis aí – o remédio específico contra a ambição da riqueza e dos bens temporais. E o Senhor preceituou aos discípulos: “Vende o que tens, dá-o aos pobres, vem e segue-me”.

c. – Mortificação dos sentidos e privação do conforto material e do regalo dos sentidos são meios para combater e vencer a sensualidade. E o Mestre pronunciou esta sentença: “Toma a tua cruz e segue-me”.

Desde o presépio, nas circunstâncias humildes em que veio a este mundo, Jesus começou a dar aos homens estes ensinamentos, iniciando assim o reino da luz contra as trevas, da verdade contra o erro.

No Santo Natal celebramos o nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo; mas infelizmente, o aniversariante é deixado de lado por milhões de católicos.

A única preocupação de milhões de católicos é de trocar presentes, preparar banquetes, viajarem, etc., sendo que a alma dos mesmos permanece mergulhada nas trevas.