Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

Leitura

 

 

AMAR A JESUS CRISTO

 

Amas-me? – Eis a voz do coração, a voz do amor, a voz que sai do peito de toda a humanidade. Todos queremos ser amados, porque todos temos um coração para amar, mas para amar é preciso encontrar amor.

Se sabemos que alguém nos ama, estamos cativos do seu amor: amamos até sem  o querer.

Se encontramos um amigo que nos responde com amor a esta voz do coração, damo-nos por felizes; pois, ainda que todo o mundo nos odeie, nesse amigo temos quem nos quer bem, quem nos ama, quem está disposto a sacrificar os próprios interesses e a cortar por suas comodidades para nos obsequiar.

Deus, querendo se amado por nós, e conhecendo este fraco do nosso coração, amou-nos primeiro, para com seu amor nos prender o nosso.

Se o homem perguntasse ao céu por amor! Receberia a resposta: Eu te amo! Porque te amei, te fiz criatura minha. Porque te amei, te fiz filho meu e herdeiro do meu reino. Porque te amei, me fiz homem, como tu, para que, na semelhança das pessoas, fosse mais estreito o nosso amor.

Lê o que disse o meu apóstolo: Nisto conhecemos o amor de Deus, porque deu sua vida por nós (1 Jo 4,9).

Lê o que escreveu o meu discípulo amado: Amou Deus de tal modo o mundo, que deu por ele o seu Unigênito Filho (Jo 3,16).

Se te amo! Olha para toda a minha vida na terra! Quem foi a causa de tudo que fiz e sofri, senão tu mesmo?

Porque te amei, deixei o céu pela terra; vesti-me de tua mesma carne; dei por ti a vida, para que tu vivesses eternamente comigo!

Porque te amei, derramei por ti todo o meu sangue, até a última gota, para com ele te comprar o céu!

Porque te amei, entreguei o meu corpo às mãos dos carrascos desumanos, que o puseram numa só chaga, dos pés à cabeça!

Se te amo! Não busques grandes tratados do meu amor. Abre o Evangelho e diga-me qual é a pagina que não fala do meu amor aos homens! Em cada milagre encontrarás uma prova dele. À minha passagem os paralíticos levantam-se, os cegos vêem, os surdos ouvem, os mudos falam e os mortos ressuscitam. O que é isto? Provas de quanto amei os homens!

Se te amo! Não duvides mais do meu amor. Amei-te, e amei-te como ninguém! Porque te amei, dei-te o meu corpo e o meu sangue na Eucaristia, porque me queria unir contigo pelo modo mais íntimo. Porque te amei, quis permanecer contigo na terra para que em mim tivesses um amigo fiel, um amigo amoroso, para em cujos braços te lançares na hora do abandono e da tribulação.

Esta é a resposta de Jesus à nossa pergunta – se nos ama! Com esta resposta, porém, faz-nos Ele outra pergunta: se o amamos nós a Ele!

Amas-me? – diz Ele a cada um de nós, como outrora a Pedro, nas praias do mar de Tiberíades. Amas-me? – Que respondes?

Sim, Senhor, Vós bem sabeis que vos amo – Esta é a nossa resposta que devemos dar a Jesus. Mas ai! De quantos recebe Ele um não ingrato, acompanhado talvez de agravos e blasfêmias!

Como Jesus é pouco amado! Quem pensa n’Ele? Quem se lembra do que fez pela salvação do mundo? Pensa-se em levantar uma estátua a um imperador, a um rei, a um estadista que talvez perseguiu a Igreja, oprimiu os pobres, demoliu os templos e despovoou os claustros! Pensa-se em fazer uma apoteose a um herói que volta da campanha, talvez mais onerado de crimes do que de vitórias! Projetam-se festejos estrondosos para a celebração do centenário de um escritor que fez profissão de ateu: e quem pensa no Libertador do gênero humano? Quem pensa em levantar estátuas ao rei do céu que veio conquistar-nos o reino da glória e libertar-nos do cativeiro do demônio? Quantos nem sequer o nome sabem d’Aquele que os salvou?

Estudam-se as histórias dos grandes homens e ignora-se a história do Homem-Deus, a história da Redenção do mundo, a história do famosíssimo drama do Calvário. Com quanta razão diz o apóstolo: Seja anatematizado aquele que não amar a Nosso Senhor Jesus Cristo! (1 Cor 16, 22).

Como se ama a Jesus Cristo?

Quem ama, pensa na pessoa amada. – Quem pensa em Jesus? Quem pensa no infinito amor com que Ele amou os homens? Quem pensa na sua encarnação, no seu nascimento, na sua vida oculta em Nazaré, no seu jejum de quarenta dias? Quem pensa na sua vida pública, no seu zelo de salvar as almas, nos seus milagres, na sua doutrina? – Quem pensa na sua morte e paixão? Muito poucos!

Os Santos, que deveras amavam a Jesus, passavam grande parte do dia com o Evangelho diante dos olhos, meditando nos padecimentos a que se entregou por nosso amor.

Quem ama, visita a pessoa amada. Onde mora Jesus todos o sabemos. A sua casa salienta-se de todas as mais. Talvez passemos, muitas vezes ao dia, por diante da sua porta, para irmos visitar um amigo, e deixamos Jesus, só no seu palácio, sem o irmos cumprimentar com um – Bendito e louvando seja!

Quem ama, gosta de receber em sua casa a pessoa amada. Jesus aí está na solidão dos templos à espera de quem lhe abra o coração para nele entrar, pois para isto ficou no Sacramento da Eucaristia. A quantos não bate à porta do coração pedindo pousada, e recebe só repulsas e negativas!

És tu deste número? Ai de nós, se não amamos a Jesus! Se não amamos com verdadeiro amor nesta vida não poderemos esperar ter n’Ele um amigo para a hora da morte e um Juiz de misericórdia para o dia do juízo.

Quem não ama a Jesus é um amigo que não ama o seu amigo; um soldado que não ama o seu rei; um irmão que não ama o seu irmão; um filho que não ama o seu pai.

Quem não ama a Jesus não se ama a si mesmo; pois não amar a Jesus é amar o mundo; não amar a Jesus é amar a terra; não amar a Jesus é amar as criaturas; e amar o mundo, amar a terra, amar as criaturas é amar o que não tem valor, é preparar para si mesmo a ruína espiritual (cfr. Pe. Alexandrino Monteiro, Raios de luz).