Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

Catequese

 

 

O sinal da cruz

 

1. Qual é o sinal do cristão?

R= "O sinal do cristão é a cruz" (2º Catecismo da Doutrina Cristã).

 

2. De quantos modos se faz o sinal da cruz?

R= "O sinal da cruz se faz de dois modos: persignando-se e benzendo-se" (2º Catecismo da Doutrina Cristã).

 

3. Que é persignar-se?

R= "Persignar-se é fazer três cruzes com o dedo polegar da mão direita aberta: a primeira na testa; a segunda na boca; a terceira no peito, dizendo: Pelo sinal + da santa cruz, livrai-nos, Deus, + Nosso Senhor, dos nossos + inimigos" (2º Catecismo da Doutrina Cristã).

 

4. Para que se fazem estas três cruzes?

R= "Faz-se a primeira cruz na testa, para que Deus nos livre dos maus pensamentos; a segunda, na boca, para que Deus nos livre das más palavras, e a terceira no peito, para que Deus nos livre das más obras, que nascem do coração" (2º Catecismo da Doutrina Cristã).

 

5. Que é benzer-se?

R= "Benzer-se é fazer uma cruz, com a mão direita aberta, da testa ao peito e do ombro esquerdo ao direito, dizendo: Em nome do Pai, e do Filho, + e do Espírito Santo. Amém" (2º Catecismo da Doutrina Cristã).

 

6. Por que o sinal da cruz é o sinal do cristão?

R= "O sinal da cruz é o sinal  do cristão: 1º porque serve para distinguir os cristãos dos infiéis, e 2º porque indica os principais mistérios da nossa fé" (2º Catecismo da Doutrina Cristã).

 

7. É coisa útil fazer frequentemente o sinal da cruz?

R= "Sim; fazer frequentemente o sinal da cruz é coisa utilíssima, porque este sinal tem a virtude de avivar a fé, repelir as tentações e alcançar-nos de Deus muitas graças" (2º Catecismo da Doutrina Cristã).

 

8. Quando devemos fazer o sinal da cruz?

R= "Devemos fazer o sinal da cruz pela manhã, ao despertar; à noite, ao deitar; antes e depois das refeições; no princípio e no fim de qualquer trabalho; antes de começar a oração; nas tentações e nos perigos" (2º Catecismo da Doutrina Cristã).