Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

 

Carta 033

 

Anápolis, 26 de dezembro de 2024

 

Ana Maria da Silva

Anápolis-GO

Participante da palestra sobre o Santo Natal e catequese

 

Caríssima senhora Ana Maria, busque a proteção somente em Deus! Ele não falha e não abandona o coração que confia no seu poder e perdão: “É melhor abrigar-se em Deus do que pôr confiança no homem; é melhor abrigar-se em Deus do que pôr confiança nos nobres” (Sl 118,8-9).

 

É encantador saber que o nosso Deus é Imenso!

Deus está presente em toda a parte. Não só pela sua potência, nem só pelo conhecimento, senão também por sua essência. Deus está em toda a parte: no céu, sobre a terra, em todos os lugares: “Deus não pode ser trancado nem de dentro nem de fora. De maneira alguma está circunscrito pelo lugar. Deus é superior a toda medida, imensurável, uma ‘grandeza’ que ultrapassa qualquer medida” (Pe. Alfred Barth, Enciclopédia Catequética, Volume I).

Deus é imenso no sentido rigoroso da palavra, e sê-lo-ia mesmo que não tivesse criado o universo. Deus não pode ser medido: “Deus não está circunscrito em lugar algum e está todo em toda parte” (Santo Agostinho, Confissões 6, 3).

Deus se manifesta em toda a parte. No céu com a ordem admirável que lá faz reinar; na terra fazendo-a produzir continuamente as coisas necessárias à nossa vida; em toda a criação com a ordem admirável que nela conserva, guiando tudo para um fim.

Deus está presente no inferno por sua justiça e não pessoalmente presente.

Deus está no céu e, ao mesmo tempo, na terra e em todo lugar, e, portanto, é o Imenso, isto é, o Ser que está em todo o lugar. Deus é espírito, e, como espírito perfeitíssimo, não tem limite.

Deus está perto de nós, está conosco; mas não o vemos porque é espírito. É Ele que nos conserva a vida.

Uma pessoa não pode sair da presença de Deus. Em nenhum lugar e tempo podemos sair da presença de Deus; estamos continuamente com Ele. Este pensamento deve animar-nos a viver sempre bem, com todo o recato e pureza, e deve confortar-nos em todas as tribulações e dificuldades.

Eu te abençoo e te guardo no Coração de Jesus Cristo, nosso melhor amigo.

Com respeito,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)