Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

 

Carta 06

 

Anápolis, 26 de agosto de 2012

 

À  adolescente Isabella Alves Pereira

Anápolis – GO

 

Prezada, quem não examina a consciência não conhece os próprios defeitos e corre rapidamente para a perdição mergulhado num mar de confusão: “Ai de vós que chamais bem ao mal e mal ao bem, que tendes as trevas por luz e a luz por trevas, que pondes o amargo no doce e o doce no amargo!” (Is 5, 20).

 

Parabéns pela sua participação no Recreio Edificante do dia 22 de julho. Seja fervorosa convidando meninas para o Recreio de 16 de setembro.

Aquele que deseja, com sinceridade, crescer na vida espiritual, “investiga” continuamente a própria vida.

Este estudo do conhecimento próprio devemos aprender do profeta Davi que dizia a Deus: “A minha alma está sempre em minhas mãos” (Sl 118,109).

O que faz quem deseja estudar bem um objeto? Toma-o muitas vezes nas mãos, examina-o atentamente, volta-o de um lado... de um outro lado, a fim de que não fique nele parte, por mínima que seja, a que não chegue a luz da investigação. Pois, isto mesmo fazia o profeta com a sua alma, quando afirma que a trazia sempre nas mãos.

Aconselha São Gregório Magno: “Quem descuida a guarda da vida e despreza examinar o que fez e disse, este não anda consigo, porque não sabe o que é em seus costumes e atos”.

Estimada, queres conhecer-te? Medite. Além da oração, é este outro meio de ver cada um ao conhecimento próprio: “A meditação do meu coração esteja sempre em tua presença” (Sl 18,15). (cfr. Pe. Alexandrino Monteiro, Raios de luz).

Feliz de quem medita: “Quantos bens se conseguem na meditação! Dela nascem os bons pensamentos, manifestam-se nossos piedosos afetos, desenvolvem-se os grandes desejos, tornam-se as resoluções firmes de se dar inteiramente a Deus” (Santo Afonso Maria de Ligório).

Quem não medita vive mergulhado no vazio.

Diz João Gerson que: “... quem não medita as verdades eternas não pode, a não ser por milagre, viver como cristão”. A razão é que, sem meditação, “... não há luz e se caminha na escuridão. As verdades da fé não se enxergam com os olhos do corpo, mas com os olhos da alma, quando nosso espírito as medita” (Santo Afonso Maria de Ligório).

Não frequente igrejas protestantes nem centros espíritas. Somente a Igreja Católica Apostólica Romana foi fundada por Jesus Cristo.

Seja uma católica autêntica usando somente roupas decentes.

Eu te abençôo e te guardo no Coração de Jesus, nossa paz e reconciliação.

Com consideração,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.