Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

 

Carta 07

 

Anápolis, 26 de agosto de 2012

 

À adolescente Edna Pires de Jesus

Anápolis – GO

 

Caríssima, é impossível conquistar o céu sem luta... luta contínua e pertinaz: “A vida do homem sobre a terra é uma vida de soldado” (Jó 7, 1).

 

Foi edificante a sua participação no Recreio Edificante do dia 22 de julho. Seja missionária convidando meninas para o Recreio de 16 de setembro.

Veja como a vida do soldado é dura e arriscada. É uma vida levada por montes e vales, ao frio e à chuva, exposta a um sem-número de perigos para a defesa da pátria. O soldado, se quer viver, tem de lutar; se quiser ser premiado, tem de vencer. O soldado, em tempo de guerra, se descansa, é com as armas na mão, e ainda dormindo o despertam os clarins que o chamam para o combate. O soldado bate-se, animoso, com seus inimigos. No fragor do combate nem olha para o sangue que verte, nem para as feridas que o cobrem. Neste lidar insano só o alenta a esperança da vitória, a salvação da pátria e a glória do triunfo.

Estimada, assim é a nossa vida! O mundo é um vasto campo onde o homem se vê em frente de inimigos que o estão provocando a uma luta constante. Atravessamos um deserto, onde rugem leões famintos, sempre à espreita de que passe a presa para que nela se saciem: são os espíritos malignos desejosos de perder as almas!

Enquanto durar este nosso caminhar para além-mundo, não há que depor as armas nem esperar tréguas.

Todos os dias são de luta! Não é contra a carne e o sangue que pelejamos, mas, como diz o Apóstolo, contra os príncipes e potestades do inferno (Ef 6,12).

São tantos os inimigos que o tempo não dá para descanso prolongado. Uns são visíveis, outros invisíveis; uns vindos de fora, outros nascidos de dentro: “Mas o pior é que os perseguidores não são apenas os que se vêem; há também os invisíveis, e estes são muito mais numerosos” (Santo Ambrósio).

São inimigos nossos os mesmos homens com quem tratamos e o mundo em que vivemos; pois com seus maus exemplos, com suas doutrinas errôneas e com seus maus conselhos, nos estão incitando constantemente para o mal.

São inimigos nossos os espíritos da maldade que não perdem ocasião de nos tentar e servem-se para isso de tudo que nos pode fazer cair no pecado (cfr. Pe. Alexandrino Monteiro, Raios de luz).

Viva na presença de Deus e fuja das máximas do mundo.

Não frequente igrejas protestantes nem centros espíritas. Somente a Igreja Católica Apostólica Romana foi fundada por Jesus Cristo.

Seja uma católica autêntica usando somente roupas decentes.

Eu te abençôo e te guardo no Coração de Maria, mar de doçura.

Com consideração,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.