Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

 

Carta 08

 

Anápolis, 26 de agosto de 2012

 

À adolescente Anna Caroline de Faria Cordeiro

Anápolis – GO

 

Estimada, lembre-se de que para se salvar é preciso batalhar até o último suspiro... jamais podemos depor as armas: “Assume a tua parte de sofrimento como um bom soldado de Cristo Jesus” (2 Tm 2, 3).

 

Foi exemplar a sua participação no Recreio Edificante do dia 22 de julho. Seja diligente convidando meninas para o Recreio de 16 de setembro.

A nossa luta contra o mundo, o demônio e a carne é contínua.

Todos estes inimigos nos fazem a maior guerra que podem: guerra de morte, guerra persistente, guerra de dia e de noite, em todo o lugar, em todas as idades, desde o raiar da razão na criança até ao apagar-se no ancião!

E que inimigos furiosos! Não esmorecem... não abandonam o campo de batalha, mas investem continuamente com dobrada fúria.

Atacam a fortaleza da nossa alma por todos os lados e concentram a maior força no ponto mais fraco dela que é a paixão dominante.

É necessário, pois, estarmos atentos, para repelir todos estes assaltos.

Ceder-lhe terreno é cair-lhe nas mãos; retardar o ataque é apressar-lhe a vitória.

Logo que o pensamento mau vem à mente, deve-se repelir com outro contrário.

É o mau pensamento como um leãozinho, que, sem muito trabalho, se estrangula; mas, deixando-o crescer, não há forças que o domem.

Quais são as armas para essa luta? Eis as principais: oração, sacramentos, vigilância, fuga das ocasiões, leitura e mortificação. Uma, porém, excede todas: A nossa vontade.

Ela só, com o auxílio da graça divina, basta para nos assegurar a vitória no combate mais encarniçado. Assim como no querer está o pecado, assim no não querer está a vitória. Um não quero, formulado por uma vontade apostada a não pactuar com os inimigos de Deus, é suficiente para lhes infligir a mais vergonhosa derrota.

Um não quero, sereno, mas resoluto, proferido no silêncio do coração,  é uma arma que põe em debandada todo e qualquer inimigo que tente assenhorear-se da praça de nossa alma (cfr. Pe. Alexandrino Monteiro, Raios de luz).

Não deixe de lutar... sem luta não há vitória.

Não frequente igrejas protestantes nem centros espíritas. Somente a Igreja Católica Apostólica Romana foi fundada por Jesus Cristo.

Seja uma católica autêntica usando somente roupas decentes.

Eu te abençôo e te guardo no Coração de Jesus, oceano de paz.

Com consideração,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.