Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

 

Carta 09

 

Anápolis, 26 de agosto de 2012

 

À adolescente Cheyenne Dias Libarino

Anápolis – GO

 

Prezada, não peça para Deus afastar as tentações; mas sim, peça força para vencê-las: “Ninguém sem tentações poderá entrar no reino dos céus. Suprime as tentações e ninguém será salvo” (Santo Antão, abade).

 

Parabéns pela sua participação no Recreio Edificante do dia 22 de julho. Seja zelosa convidando meninas para o Recreio de 16 de setembro.

No barco do nosso corpo fechou Deus um tesouro de valor incomparável. É uma jóia de tão fino quilate, que o inferno emprega todos os esforços para nos despojar de sua posse.

Esta prenda inestimável é a graça santificante. É ela que faz de nós templos do Espírito Santo e torna meritórias todas as nossas ações virtuosas.

Por graça habitual ou santificante, entende-se: aquele dom sobrenatural que nos faz participar da vida divina, e que fica inerente à alma, à maneira de qualidade permanente.

Diz-se:

Que nos faz participar da vida divina, porque a essência mesma da graça consiste em nos comunicar algo da vida de Deus.

Que fica inerente à alma e não apenas às suas potências (inteligência e vontade): porque é o princípio de vida sobrenatural e, portanto, deve unir-se ao princípio vital, que é a alma. Como da saúde se diz que a possuímos no corpo, assim a graça se possui na alma.

À maneira de qualidade, isto é, como algo que modifica a alma, aperfeiçoando-a.

Permanente, porque perdura enquanto o pecado mortal não nos leve a perdê-la.

Caríssima, negra pelo pecado original, a nossa alma, purificada nas águas do batismo e ornada com a graça divina, ficou sendo como uma nuvem sombria que o sol transpassou com os seus raios, transformando-a toda em claridade.

Uma alma na graça santificante é a maior beleza da criação. Deus, ao pôr nela os olhos, enlevou-se tanto na sua formosura que lhe deu por destino o eterno gozo de sua divina presença.

Porém, se Deus tanto preza uma alma na graça santificante, Lúcifer a odeia de morte! (cfr. Pe. Alexandrino Monteiro, Raios de luz).

Não frequente igrejas protestantes nem centros espíritas. Somente a Igreja Católica Apostólica Romana foi fundada por Jesus Cristo.

Seja uma católica autêntica usando somente roupas decentes.

Eu te abençôo e te guardo no Coração de Maria, virgem prudentíssima.

Com consideração,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.