Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

 

Carta 11

 

Anápolis, 26 de agosto de 2012

 

À adolescente Ketlyn Ferreira da Conceição

Anápolis – GO

 

Estimada, diante das tentações não busque apoio nas criaturas; mas sim, em Deus: “Quando somos tentados e estamos em perigo de sucumbir, recorramos a Deus”(Cardeal Gotti).

 

Foi exemplar a sua participação no Recreio Edificante do dia 22 de julho. Seja missionária convidando meninas para o Recreio de 16 de setembro.

Prezada, não se desespere, mas suporte as tentações com paciência: “Deus permite as tentações para que vivamos mais desapegados deste mundo e desejemos mais ardentemente ir vê-lo no céu” (Santo Afonso Maria de Ligório).

A tentação é um mal e um bem. É um mal porque nos expõe ao perigo de perdermos o maior dos bens que é Deus e sua graça: “Para quem ama a Jesus Cristo não há sofrimento pior que as tentações” (Idem.). É um bem porque nos faz exercitar as virtudes que não exercitaríamos se não fôssemos tentados.

As contínuas tentações recordam-nos da nossa grande fragilidade e obrigam-nos à vigilância e oração.

A tentação faz-nos ver o que somos. Como a nossa virtude é insignificante, como nos sentimos fracos diante de tantos inimigos... que força de vontade não nos é preciso para repelir um pensamento de ira, de impaciência e de inveja!

Ser tentado é ser provocado a uma guerra.

É necessário vencer se queremos ser coroados: “Ninguém será coroado, senão o que pelejar legitimamente” (2Tm 2,5).

O principal tentador é Lúcifer. Batido em muitos combates, é um agressor de experiência, conhece melhor que ninguém o ponto estratégico para nos render. Desprezado em muitos assédios, o demônio não desiste de novas investidas, até ver as vítimas caírem em seu poder. Não lhe falta ciência, pois não a perdeu ao ser precipitado no caos das trevas. Calcula os planos de ataque com grande acerto e sagacidade, busca a hora mais oportuna, examina o ponto mais fraco, e então dá o sinal para o ataque. Começam os maus pensamentos, as imaginações da fantasia; brotam os maus afetos do coração, inflama-se em desejos a vontade, esfria o amor de Deus, entra na alma o tédio da oração, a cobiça do ouro, o fogo da concupiscência – e eis posto o cerco à cidadela de nossa alma! (cfr. Pe. Alexandrino Monteiro, Raios de luz).

Cuidado! Lembre-se de que esse inimigo não dorme.

Não frequente igrejas protestantes nem centros espíritas. Somente a Igreja Católica Apostólica Romana foi fundada por Jesus Cristo.

Seja uma católica autêntica usando somente roupas decentes.

Eu te abençôo e te guardo no Coração de Maria, Mãe do Salvador.

Com consideração,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.