Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

 

Carta 16

 

Anápolis, 26 de agosto de 2012

 

À menina Vane Aparecida dos Santos

Anápolis – GO

 

Caríssima, busque a santidade com fervor e seja temente a Deus: “O amor nos fará apressar o passo; o temor nos fará olhar bem onde pomos os pés para não cair” (Santa Teresa de Jesus).

 

Foi edificante a sua participação no Recreio Edificante do dia 22 de julho. Seja zelosa convidando meninas para o Recreio de 16 de setembro.

Estimada, temer a Deus é um remédio eficacíssimo para não pecar: “O santo temor de Deus leva-nos com suavidade a desconfiar prudentemente de nós mesmos, a fugir com prontidão das ocasiões de pecado; e inclina-nos a sermos mais delicados com Deus e com tudo o que a Ele se refere” (Pe. Francisco Fernández Carvajal).

Nem sempre o amor divino é tão forte no homem, que ele só baste para o afastar do pecado. Então só o temor de Deus o pode conter. O medo santo de ofender a Deus o pode conter. O medo santo de ofender a Deus oporá uma barreira à onda do pecado que ameaça submergi-lo.

O temor de incorrer na ira do Onipotente é uma fortíssima armadura com que o católico há de proteger o peito ao entrar em luta contra a tentação.

Se todos usassem o escudo do santo temor de Deus, não cantaria o demônio tantas vitórias!

Se Deus fosse mais temido, seria menos ultrajado!

O amor não impede o temor; antes, porque amamos a Deus, devemos andar mais temerosos de O ofender.

Devemos amá-Lo como Pai e temê-Lo como Juiz.

Devemos amá-Lo como benfeitor que nos cumula de bênçãos, e temê-Lo como Senhor que tem nas mãos a vida e a morte, o prêmio da virtude e o castigo do pecado.

Devemos amar a Deus que dá o céu a quem o merece; e temê-Lo, porque castiga com o inferno, e um só pecado mortal que cometemos, basta para desfechar sobre nós o arco de suas vinganças!

Se os primeiros homens temessem a Deus, não teriam praticado os excessos que moveram o mesmo Deus a afogá-los no dilúvio!

Se o temor de Deus tivesse entrado em Sodoma e Gomorra, não teriam sido os seus habitantes reduzidos a um montão de cinzas! (cfr. Pe. Alexandrino Monteiro, Raios de luz).

Seja temente a Deus e evite tudo quanto Lhe desagrada.

Não frequente igrejas protestantes nem centros espíritas. Somente a Igreja Católica Apostólica Romana foi fundada por Jesus Cristo.

Seja uma católica autêntica usando somente roupas decentes.

Eu te abençôo e te guardo no Coração de Jesus, amigo fiel.

Com consideração,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.