Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

 

Circular para as meninas

 

 

CIDADE MISSIONÁRIA DO SANTÍSSIMO CRUCIFIXO – ANÁPOLIS – GO

 

Circular n° 06 – 22-07-2012

 

Estimadas, agradeço ao Deus Eterno pela presença de vocês no 6.º Recreio Edificante realizado no Centro Recreativo Madre Beatriz de Nossa Senhora das Dores – Cidade Missionária do Santíssimo Crucifixo – Anápolis – GO, hoje, dia 22 de julho. Foi um dia de oração, catequese, reflexão espiritual, esportes e brincadeiras.

Participaram meninas, adolescentes e jovens de Goiânia – GO, Anápolis – GO, Jaraguá – GO, Trindade – GO, Pirenópolis GO, Ceilândia – DF, Taguatinga – DF, Brasília – DF e Santa Maria – DF.

Com alegria e gratidão já as convido para participarem do próximo Recreio Edificante (feminino) que será no dia 16 de setembro, domingo, com chegada às 08:00 h., na Cidade Missionária do Santíssimo Crucifixo, BR 153, km. 428,80, Anápolis – Go.

Prezadas, rezemos fervorosamente pela conversão das meninas, adolescentes, jovens e senhoras que dão escândalo vestindo roupas imorais (shorts, minissaias, tomara-que-caia, transparentes, alcinhas, calça santropê e outras modas pagãs).

Quem usa roupa escandalosa dá escândalo.

O que é escândalo? É uma palavra, ação ou omissão que leva o próximo a ofender a Deus, e expõe assim a dar a morte à sua alma. A mulher que usa roupa imoral é escandalosa; trabalha com o demônio para perder as almas que Jesus Cristo veio remir com o seu Preciosíssimo Sangue: “Salvar as almas, é entre as obras divinas, a mais divina. Portanto, induzir as almas ao pecado pelo escândalo é, entre as obras diabólicas, a mais diabólica” (São Dionísio Areopagita), e: “Se é pecado matar ou ferir o corpo do próximo, matar ou ferir a sua alma é um pecado maior. Cada vez que as minhas más palavras ou ações incitam alguém ao pecado, faço-me réu de um pecado de escândalo, e o pecado de dar mau exemplo torna-se mortal se o mal que dele se segue for grave. Tanto espiritual como fisicamente, sou o guardião do meu irmão” (Pe. Leo J. Trese).

A mulher que usa roupas imorais transforma-se em tentadora do seu próximo, amiga íntima do demônio; atenta contra a virtude e a retidão moral, podendo arrastar o próximo para a morte espiritual.

Infeliz da menina, adolescente, jovem e senhora que dá escândalo, principalmente através das roupas imorais.

O escândalo é um mal de Deus porque lhe rouba a glória que lhe devem dar todas as criaturas, reconhecendo a sua soberania pela observância de sua lei. É um mal do homem, porque lhe rouba a graça santificante e o põe em risco de se perder eternamente. É um mal do próximo, porque induz a pecar e separar-se do seu último fim, pondo em perigo a sua eterna salvação.

O escândalo é semelhante a uma espada aguda de ambos os lados. Mata aquele que o dá e aquele que o recebe – o escandaloso e o escandalizado. Mas quem fica mais maltratado é sempre o escandaloso.

A mulher escandalosa peca duas vezes: uma na ação que pratica, outra na ação que fez praticar o seu semelhante. Faz-se ré de dois crimes e, por isso, digna de dois castigos.

Lembra-te da ameaça de Jesus Cristo: Ai do mundo por causa dos escândalos! (Mt 18,7). Que motivaria uma tal exclamação? O que mais tarde veio a dizer Cornélio a Lápide: É pelo escândalo que se condena a maior parte dos homens!

O mundo está cheio de mulheres escandalosas! É uma vergonha o que está acontecendo.

O mundo está se tornando pior que Sodoma e Gomorra que eram apenas duas cidades... mas, hoje, o mundo inteiro está mergulhado na mais grave imoralidade. E o pior: depois que conheceu a verdade pregada por Cristo Jesus. Será que Deus está feliz com tanta ingratidão e infidelidade? “De fato, os que uma vez foram iluminados — que saborearam o dom celeste, receberam o Espírito Santo, experimentaram a beleza da palavra de Deus e as forças do mundo que há de vir — e, não obstante, decaíram, é impossível que renovem a conversão uma segunda vez, porque da sua parte crucificam novamente o Filho de Deus e o expõem às injúrias. Pois, a terra que bebe a chuva que lhe vem abundante e produz vegetação útil aos cultivadores, receberá a bênção de Deus. Mas, se produzir espinhos e abrolhos, é rejeitada, e está perto da maldição: acabará sendo queimada” (Hb 6, 4-8), e: “Com efeito, se, depois de fugir às imundícies do  mundo pelo conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo, de novo são seduzidos e se deixam vencer por elas, o seu último estado se torna pior do que o primeiro. Assim, melhor lhes fora não terem conhecido o caminho da justiça do que, após tê-lo conhecido, desviarem-se do santo mandamento que lhes foi confiado. Cumpriu-se neles a verdade do provérbio: O cão voltou ao seu próprio vômito, e: ‘A porca lavada tornou a revolver-se na lama’”(2 Pd 2, 20-22).

Caríssimas, “Ai do mundo por causa dos escândalos!” Quantos homens pecam por  olharem mulheres seminuas; os mesmos não pecariam tanto se não fossem os maus exemplos das amigas do demônio.

Se não houvesse tantos escândalos por parte das mulheres, não seriam tantos os pecados nem tantas as almas condenadas ao fogo eterno! Que responsabilidade não é a tua, ó mulher, se por teus escândalos foste causa de que alguma alma se condenasse!

A mulher escandalosa é pior que uma homicida! Pelo homicídio dá-se a morte ao corpo, pelo escândalo dá-se à alma. Pelo homicídio tira-se ao corpo a vida temporal, pelo escândalo tira-se da alma a vida eterna. Pelo homicídio priva-se o homem de um bem material e de pouca duração, pelo escândalo rouba-se a Deus a glória que lhe é devida, e da alma a graça que dá direito à bem-aventurança.

Prezadas meninas, adolescentes e jovens, querem saber até onde chega a malícia do escândalo? Confronta-o com a obra da Encarnação: – Jesus, encarnado, veio ensinar aos homens o caminho da salvação. A mulher que dá escândalo trabalha na destruição dessa obra, tornando inútil a redenção.

Qual será, pois, o julgamento da mulher escandalosa no tribunal divino? Que rigorosas contas lhe há de pedir Deus das almas que, pelas suas roupas imorais, levou ao inferno! Se Deus ama tanto as almas, que deu por elas o sangue e a vida, que tremendos castigos não terá reservado àquela mulher que lhas roubou?

A mulher escandalosa há de ter um duplo inferno: – um pelos pecados próprios, e outro ainda mais terrível pelos que se cometeram por sua causa.

A terribilidade deste inferno claramente se vê das palavras do divino Mestre: “... melhor será que lhe pendurem ao pescoço uma pesada mó e seja precipitado nas profundezas do mar” (Mt 18,6).

No mar está representado o inferno, a quem Isaías chamou “lago profundo” (Is 14,15). A pedra, atada ao pescoço, indica o lugar que o escandaloso há de ocupar nesse mar de fogo. A pedra naturalmente propende para o fundo do mar.

Assim o escândalo, que será como que a pedra que há de sepultar o escandaloso nesse profundo lago do fogo eterno, para lá ser pisado por aqueles a quem induziu a pecar e levou consigo ao inferno!

A mulher escandalosa será castigada conforme o número de almas que, por causa dela, se perderam. Cada alma estará pedindo ao céu vingança contra quem a seduziu e arrastou a tanta infelicidade! Se foste, diz São João Crisóstomo, causa de perdição aos teus semelhantes; sofrerás mais graves tomentos que aqueles que por tua causa se perderam.

A vida escandalosa é um dos maiores obstáculos para a salvação. Por isso, urge reformá-la e pô-la em harmonia com a lei de Deus.

Estimadas meninas, adolescentes e jovens, queimem rapidamente todas as roupas imorais que tendes guardadas em seus guarda-roupas. Usem somente roupas descentes e agradáveis a Deus, porque Nosso Senhor quer que tenhais um comportamento santo: “Antes, como é santo aquele que vos chamou, tornai-vos também vós santos em todo o vosso comportamento” (1 Pd 1, 15).

A mulher que usa roupa longa na igreja e roupas imorais em casa e na rua, não passa de uma hipócrita, falsa, camaleônica e dúbia: “Tornai-vos praticantes da Palavra e não simples ouvintes, enganando-vos a vós mesmos!” (Tg 1, 22).

Quanto mais feia é uma mulher, tanto mais usa roupas escandalosas; a mesma tenta atrair com o corpo, o que não consegue com o rosto. Acaba por tornar-se um estrupício, marmota e geringonça.

Eu vos abençôo e vos guardo no Imaculado Coração de Maria Santíssima, Virgem das virgens.

Com benevolência,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.