Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

 

Circular para os (as) missionários (as) colaboradores (as)

 

 

CIDADE MISSIONÁRIA DO SANTÍSSIMO CRUCIFIXO – ANÁPOLIS – GO

 

Circular n° 08 – 24 -02-2013

 

Caríssimos (as) missionários (as) colaboradores (as), trabalhem para a glória de Deus e pelo bem das almas enquanto é tempo, porque a vida passa para não mais voltar... é preciso se consumir por Deus sem jamais enterrar os talentos: “Hoje Deus te chama a fazer o bem; faze-o hoje mesmo, porque amanhã talvez já  não terás tempo, ou Deus não te chamará” (Santo Afonso Maria de Ligório).

 

Sejam fervorosos (as), ousados (as) e fiéis missionários (as), preocupados (as) com a própria salvação e com a do próximo: “Temos o direito de intervir na vida dos outros, porque em todos nós circula a mesma vida de Cristo. E se um membro adoece, ou fica anêmico, ou está a ponto de morrer, todo o corpo se ressente: Cristo sofre, e sofrem também os membros sadios do corpo” (Pe. Francisco Fernández Carvajal), e: “... todos os homens são um em Cristo” (Santo Agostinho).

Não podemos permanecer indiferentes diante de milhares de crianças e adolescentes vivendo longe de Deus, percorrendo o caminho da perdição... é vontade de Deus que orientemos essas crianças e adolescentes pelo caminho da santidade: “Com zelo e alegre coragem apressemo-nos em realizar tudo o que é bom” (São Clemente I).

 O que se pode esperar de milhares de educadores (as) omissos (as) e mundanos (as) que não falam de Deus para seus educandos? De pais que se preocupam somente com a alimentação, saúde física e estudo, deixando completamente de lado a formação espiritual de seus filhos? De catequistas que escondem a verdade de seus alunos, ensinado-lhes somente uma “doutrina” superficial? Nada de bom!

O (A) catequista deve possuir um conceito elevado da sua missão; deve considerar-se e trabalhar como encarregado (a) pela Igreja e representante de Deus junto das crianças que lhe estão confiadas para torná-las santas.

O (A) catequista, trabalhando como representante de Deus, deve despertar em si sentimentos divinos para com os catequizandos; deve amá-los, porém, com um amor sobrenatural, divino. Nas crianças deve amar os filhos de Deus, nos quais tem por missão despertar a vida sobrenatural, infundida no Batismo. Se for sobrenatural o seu amor pelas crianças, cedo se manifestará em caracteres vários. Assim será seu amor: 1. Universal e imparcial, estendendo-se igualmente a todos, ricos e pobres; se usar alguma preferência, será pelos mais diligentes, pelos mais infelizes e especialmente por aqueles que, sendo mais acanhados de entendimento ou de qualidades externas, têm maior necessidade da sua obra. É necessária a imparcialidade, sobretudo, em emitir os votos sobre o estudo e comportamento e na distribuição dos prêmios. Nisto é inteiramente indispensável atender ao esforço que a criança emprega para aprender, ou seja, à sua capacidade, estudo e conduta; 2. Paciente, para se não deixar vencer por dificuldade alguma, nem se deixar transportar a movimentos de cólera e a nenhuma incorreção que não tenha por fim único a emenda do culpado. Acontecendo que as crianças não entendam a explicação, deve repeti-la por outras palavras, não mostrando enfado por não ter sido compreendido à primeira e mesmo à segunda vez; 3. Zeloso (a), a fim de que em todo o seu trabalho seja bem manifesto que busca apenas o verdadeiro bem delas, e por tal motivo está disposto (a) a todos os sacrifícios (cf. Novo Manual do Catequista, Giuseppe Perardi).

(os) as convido para participarem da 1.ª Confraternização Jesus Cristo Ressuscitado (meninas e meninos) que será no dia 31 de março de 2013, domingo da Páscoa, com chegada às 08:00 h., na Cidade Missionária do Santíssimo Crucifixo, BR 153, km. 428,80, Anápolis – GO.

Como já foi explicado, nesse dia não teremos o Recreio Edificante, mas sim, uma Confraternização na nossa Cidade Missionária do Santíssimo Crucifixo.

Será realizado o sorteio de 10 bicicletas, doadas por pessoas generosas de Brasília, Anápolis e Goiânia, e 35 ovos de chocolate, doados pelos nossos benfeitores.

Eu vos abençôo e vos guardo no Puríssimo Coração da Virgem Maria.

Com respeito e gratidão,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.