Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

 

Circular para os (as) missionários (as) colaboradores (as)

 

 

CIDADE MISSIONÁRIA DO SANTÍSSIMO CRUCIFIXO – ANÁPOLIS – GO

 

Circular n° 11 – 22 – 09 - 2013

 

Caríssimos (as) missionários (as) colaboradores (as), não fiquem desanimados diante dos obstáculos que surgem pelo caminho, mas com os olhos fixos em Jesus Cristo e desejosos do prêmio eterno, perseverem no caminho do bem com alegria, fervor, entusiasmo e ousadia: “Não desanimemos de fazer o bem, pois no tempo devido haveremos de colher, sem desânimo. Portanto, enquanto temos tempo, façamos o bem a todos, principalmente aos irmãos na fé” (Gl 6, 9-10).

 

Milhões de católicos vivem de braços cruzados... vivem como se Deus não existisse, como se não existisse um céu a conquistar e um inferno a evitar. Estão empurrando a vida sem vivê-la intensamente. Que perigo!

Não imitem o comodismo, indiferença, preguiça e relaxamento dessas pessoas; pelo contrário, lutem para CONQUISTAR o “IMPOSSÍVEL”... isso mesmo: CONQUISTAR o “IMPOSSÍVEL”. Quem se contenta com o POSSÍVEL acaba caindo no relaxamento.

É claro que é IMPOSSÍVEL CONQUISTAR o IMPOSSÍVEL; mas com um grande esforço e ajuda de Deus podemos “TOCAR com as pontas dos dedos” o “IMPOSSÍVEL”... podemos “arranhá-lo”. Essa luta contínua para alcançar o “IMPOSSÍVEL” nos mantém sempre ocupados e agrada muito a Deus: “Só confia n’Ele e Ele continuará conduzindo você seguramente através de tudo. Onde não puder caminhar, Ele o carregará nos braços” (São Francisco de Sales).

Nosso Senhor Jesus Cristo disse: “Portanto, deveis ser perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito” (Mt 5, 48). É POSSÍVEL essa perfeição? Parece que o Salvador ordenou o IMPOSSÍVEL.

É POSSÍVEL viver esse trecho bíblico? Sim, é POSSÍVEL. O Pai celestial se mostra perfeito fazendo o bem a todos os homens; o discípulo de Cristo será perfeito como o Pai celeste se estender seu amor a todos os homens, principalmente aos inimigos. Contudo, a ordem de Cristo Jesus é geral e deve, sem dúvida, aplicar-se a todas as virtudes. É difícil, mas é POSSÍVEL: “A palavra COMO expressa alguma vez nas Sagradas Escrituras a igualdade... como nesta passagem” (Remigio), e: “Assim como os filhos carnais se parecem com seus pais em algum sinal do corpo; assim os filhos espirituais se parecem com Deus na santidade” (Pseudo-Crisóstomo).

Nosso Senhor, o Deus de amor... que nos ama com amor infinito e ama também as almas que estão no inferno, quer que busquemos o “IMPOSSÍVEL”: “Em verdade, em verdade, vos digo: quem crê em mim fará as obras que faço e fará até maiores do que elas...” (Jo 14, 12), e: “Em verdade vos digo: se tiverdes fé, sem duvidar, fareis não só o que fiz com a figueira...” (Mt 21, 21).

O nosso Deus é o Deus do IMPOSSÍVEL: “... mas a Deus tudo é possível” (Mt 19, 26). É vontade d’Ele que façamos o POSSÍVEL, para depois, com a sua ajuda, fazermos o “IMPOSSÍVEL”. Ele curou o homem com a mão atrofiada (Mt 12, 9-14); mas, antes, exigiu que o homem estendesse a mão: “Estende a mão” (Mt 12, 13). Ele exige que façamos o POSSÍVEL, e, depois, o “IMPOSSÍVEL” acontecerá: “Deus nunca nos pede o impossível; pede, sim, que façamos o possível para que depois Ele nos ajude a conseguir o que parece impossível” (Dom Rafael Llano Cifuentes).

Estimados (as), não se CANSEM de buscar o “IMPOSSÍVEL”... todo esse esforço, luta, coragem, garra, ousadia, “santo” atrevimento... “santa” birra... terá a recompensa na hora do Juízo: “Muito bem, servo bom e fiel! Sobre o pouco foste fiel, sobre o muito te colocarei. Vem alegrar-te com o teu senhor!” (Mt 25, 21).

Eu vos abençôo e vos guardo no Santíssimo Coração de Jesus Cristo, nosso Rei e Senhor.

Com respeito,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.