Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

 

Circular

 

 

CIDADE MISSIONÁRIA DO SANTÍSSIMO CRUCIFIXO – ANÁPOLIS – GO

 

Circular n° 02 – 03-10-2011

 

Prezados (as), agradeço-lhes imensamente pela participação no Santo Retiro realizado no Patronato Madre Mazzarello – Anápolis – GO, nos dias 01 e 02 de outubro, com a chegada no dia 30 de setembro às 18:00 h. Foram dois dias de silêncio onde meditamos sobre o tema: As colunas que sustentam o matrimônio.

Participaram pessoas do Núcleo Bandeirante (DF), Taguatinga (DF), Águas Claras (DF), Recanto das Emas (DF), São Sebastião (DF), Cidade Estrutural (DF), Jaraguá (GO), Pirenópolis (GO), Goiânia (GO), Anápolis (GO), Aparecida de Goiânia (GO), Goiás Velho (GO) e Santa Fé de Goiás (GO).

Com fé, fervor e alegria os convido para participarem do próximo Santo Retiro que será nos dias 03 e 04 de dezembro, com chegada no dia 02 às 18:00 h., nesse mesmo local, tendo como temas: O Juízo Final e a Gruta de Belém, em preparação para o Santo Natal.

Caríssimos (as), estamos nesse mundo de passagem… somos peregrinos aqui na terra, não ficaremos nesse vale de lágrimas para sempre; por isso, façamos o bem enquanto é tempo, enquanto o nosso coração está pulsando… façamos o bem agora para não arrependermos na hora da morte, momento solene: se salvaremos ou se condenaremos: “Hoje Deus te chama a fazer o bem; faze-o hoje mesmo, porque amanhã talvez já não terás tempo ou Deus não te chamará” (Santo Afonso Maria de Ligório), e: “… seja vossa preocupação fazer o que é bom para todos os homens” (Rm 12, 17), e também: “Quanto a vós, irmãos, não vos canseis de fazer o bem” (2 Ts 3, 13), e ainda: “Não desanimemos na prática do bem, pois, se não desfalecermos, a seu tempo colheremos” (Gl 6, 9), e: “Se considerarmos atentamente a misericórdia de Deus, nunca deixaremos de fazer o bem de que formos capazes” (São João de Deus).

Sabemos que a vida é breve e que o tempo passa como um relâmpago… passa para nunca mais voltar! Chegará o amanhã, mas o hoje nunca mais voltará; e milhões de católicos não sabem o que fazer do tempo, vivem como se Deus não existisse e como se nunca fossem morrer. Pobres infelizes! Terão que prestarem contas a Deus no dia do Juízo de cada minuto jogado fora… tempo que roubaram de Deus: “O mundo inteiro não é digno de um só pensamento do homem, porque só a Deus ele é devido; assim, qualquer pensamento posto fora de Deus é um roubo que se lhe faz” (São João da Cruz).

Santo Afonso Maria de Ligório diz que os condenados ao Inferno gritam desesperadamente: “Por que não aproveitamos bem o tempo? Por que o perdemos com as coisas passageiras da terra? Agora nada podemos fazer senão sofrermos eternamente nesse mar de fogo!”

Para que não aconteça o mesmo conosco, acordemos o mais rápido possível… arregacemos as mangas… saiamos da “poltronice”… sacudamos a preguiça e deixemos de lado o comodismo: “O tempo é um tesouro que só se acha nesta vida, mas não na outra, nem no céu, nem no inferno. É este o grito dos condenados: ‘Como seria bom se tivéssemos uma hora!’ Por todo o preço comprariam uma hora a fim de reparar sua ruína; porém, esta hora jamais lhes será dada” (Santo Afonso Maria de Ligório).

Prezados (as), não sigamos o péssimo exemplo dos católicos preguiçosos, relaxados e acomodados, mas aproveitemos o tempo para realizarmos boas obras: “O tempo é a duração de nossa vida. O tempo é o preço com que se compra a eternidade feliz. O tempo é a ruína e a salvação de muitos. O tempo é um bem para aquele que o emprega no exercício da virtude, e um mal para quem o desperdiça no vício. O tempo é uma bênção que dá ao homem o céu, ou uma maldição que o leva ao inferno. O tempo vale muito!” (Pe. Alexandrino Monteiro).

Rezemos pelos nossos familiares, parentes e amigos que estão jogando a vida fora, servindo o mundo, o demônio e a carne. Rezemos para que os mesmos voltem para Deus o quanto antes: “Perdido Deus, tudo está perdido” (Santo Afonso Maria de Ligório).

Sejamos fervorosos e apaixonados por Deus, não deixemos que o indiferentismo e o comodismo aninhem em nossos corações; mas, como autênticos missionários, cheios de coragem e fé, sacudamos aqueles que vivem adormecidos espiritualmente à nossa volta, convidando-os a percorrerem o caminho do bem e da virtude; porque, se calarmos, Satanás “gritará” e os arrastará para o Inferno Eterno: “Vedes como é perigoso calar? Morre o ímpio e morre justamente; morre em sua impiedade e em seu pecado; sua indiferença o matou… Por isso, a nós cabe-nos não calar…” (Santo Agostinho).

Como já foi falado, em dezembro será pregado um Santo Retiro sobre O Juízo Final e a Gruta de Belém, em preparação para o Santo Natal; não fiquem de braços cruzados nem com a boca fechada, mas convidem parentes, amigos e vizinhos para participarem do mesmo… não deixem para depois, mas façam o bem enquanto é tempo; porque a morte não avisa nem telefona para marcar o dia da “visita”: “Se puderdes fazer algum bem não deixes para mais tarde” (São Policarpo).

Não permitam que pessoas preguiçosas, invejosas, mundanas e infiéis joguem “água fria” no seu fervor e amor a Deus; o mundo está cheio desse tipo de gente: “Livrai-me, ó Senhor, dos homens maus, dos homens violentos defendei-me, dos que tramam só o mal no coração e planejam a discórdia todo o dia” (Sl 139, 2-3).

São milhões os católicos que vivem amontoados sem nada fazerem; só caminham com entusiasmo para fazerem o que desagrada a Deus: “… são espertos para fazer o mal, mas não sabem praticar o bem” (Jr 4, 22). Vocês; pelo contrário, sejam católicos autênticos e sedentos do bem… façam todo o bem que puderem: “Atentos, façam todo o bem…” (São Policarpo).

Caríssimos (as), não deixem de fazer o bem e de entesourar tesouros no céu por causa de fofocas, calúnias, mexericos, maledicências, zombarias e críticas; lembrem-se de que existe um Deus que vê e sabe de tudo… e no dia do Juízo os linguarudos ficarão confusos e envergonhados diante daqueles de quem zombaram e sorriram: “De pé, porém, estará o justo, em segurança, na presença dos que o oprimiram e dos que desprezaram seus sofrimentos. Vendo-o, serão tomados de terrível pavor, atônitos diante da salvação imprevista; dirão entre si, arrependidos, entre soluços e gemidos de angústia: ‘Este é aquele de quem outrora nos ríamos, de quem fizemos alvo de ultraje, nós insensatos!” (Sb 5, 1-4).

Peço-lhes que leiam com atenção esses vinte pensamentos extraídos do livrete “Tudo passa” que escrevi em 2009 e que já foram distribuídos e vendidos milhares.

 

1. Católico, não existe vacina contra a morte: tudo passa, tudo acaba, tudo morre… pobres, ricos, plantas e animais… e você também passará. Por que tanta vaidade e orgulho?

 

2. Olhe para o relógio… cada segundo diz que a sua vida está mais curta… cada minuto avisa que a morte está mais próxima… cada hora que passa te ordena a estar preparado para a viagem à eternidade… Cuidado! Não brinque com a vida.

 

3. Onde estão os seus avós, seus pais e seus amigos? Com certeza já passaram… já morreram… e se ainda não passaram, com certeza passarão… morrerão… ninguém ficará para semente… tudo se resolve em pó e cinza.

 

4. Católico, lembra-se de quando você era criança? Que idade mais risonha, feliz e aureolada! O tempo passou… passou… passou muito rápido… Agora você já é um velho azedo, arcado e medonho… quanta diferença… o tempo te “devorou”… nem plástica te conserta.

 

5. Tudo passa… e você também passará… dinheiro e fama não te livrarão das “mãos” da morte. Um dia ela te “gritará” no rosto: amigo, a sua vida acabou, não te detenhas… você é mortal.

 

6. Milhões de pessoas já morreram, já passaram… milhões estão morrendo… e milhões morrerão… morrerei eu e morrerá você… Tudo passará, porque tudo é vaidade.

 

7. Onde estão aqueles que nasceram em 1800… 1820… 1850? No túmulo… no silêncio do túmulo… não existe nenhum deles caminhando sobre a terra… Todos passaram para o nada donde vieram… E os que nascerem agora em 2009; será que estarão respirando esse oxigênio em 2109? Não estaremos aqui para saber, porque já estaremos no silêncio do túmulo… cinza… somente cinza… pouca cinza.

 

8. Tudo passa, tudo acaba, tudo morre… e esse corpo tão endeusado com cosméticos e perfumes será pasto de vermes… vermes famintos e imundos.

 

9. Olhe as fotografias de quando você era criança, adolescente e jovem… como o tempo passou… como a vida é breve… Contemple agora o seu rosto no espelho: cabelos grisalhos, face enrugada, dentes postiços… em breve… muito em breve estarás no túmulo para nunca mais voltar a caminhar sobre a terra.

 

10. Tudo passa! Onde está aquele seu corpinho de miss? Você gastou muito dinheiro para mantê-lo em forma, mas de nada adiantou… ele agora está torto e arcado… em breve, no túmulo, será reduzido a uma xícara de cinza. E a sua alma imortal, tão esquecida, onde estará? Cuidado!

 

11. Veja como as águas de um rio passam… passam… passam velozmente. Assim como as águas passam, você também vai passando… o seu corpo irá para o túmulo… e a sua alma? Irá para o Céu, Inferno ou Purgatório? O que você plantou durante a vida, isso colherá no dia do juízo.

 

12. Olhe a fumaça, veja como a mesma se dispersa rapidamente. A vida não é diferente, ela passa… ela é brevíssima… muitos que ontem estavam sorridentes, hoje já estão no silêncio do túmulo. Quem sabe amanhã será o dia de você receber a visita da morte… esteja preparado!

 

13. Mesmo em plena primavera as flores murcham e caem… elas também passam. Contigo não é diferente… você pode estar bem fisicamente… robusto e sadio… e ser “colhido” pela morte… e murchar… e cair. A morte é uma “visita” que não marca dia nem horário… e não visita somente os enfermos.

 

14. A vida é um grandioso “autódromo”… corremos ao encontro da morte a “200 km” por hora, e a morte corre ao nosso encontro também a “200 km”… um dia acontecerá o encontro. Que momento terrível! É a hora mais solene da vida humana! O homem vai deixar tudo!

 

15. Tudo passa… Tudo acaba… Lembre-se de que esse minuto que passou enquanto você lia esse pensamento jamais voltará… faça o bem enquanto é tempo.

 

16. Tudo morre… Onde está o rei do Rock? O rei do Pop? O rei do Cinema? O rei do Baião? Todos morreram e foram lançados em uma cova e, ali, entregues à podridão. Onde está o rei do Futebol? Esse ainda caminha sobre a terra, mas o seu dia também chegará… e com você não será diferente.

 

17. Católico, lembre-se de que tudo passa… e você não levará nada consigo no caixão… somente umas flores murchas. E a sua casa, o seu carro, os seus jardins, as suas roupas, as jóias e os diplomas? Ficará tudo para os herdeiros que em pouco tempo acabará com esses bens, porque não se sacrificaram para consegui-los… quanto a você, só lhe resta o sepulcro. Será que ao menos lembrarão de sua alma imortal?

 

18. Milhões de pessoas andam preocupadas somente com os bens da terra e se esquecem de lutar para conquistar o céu. É preciso lembrá-las de que tudo passa… tudo acaba… tudo morre. Quem não trabalhou para salvar a sua alma, é, de todos os loucos, o mais louco.

 

19. Vá até ao cemitério e sinta o frio da lousa tumular… o silêncio sepulcral… estão todos “adormecidos”, “dormem” o sono da morte… não se ouve nenhuma palavra… nem cântico… nem mesmo ronco… estão juntos, mas em silêncio… porque tudo passou para não mais voltar.

 

20. Tudo passa… todos estão colocados num túmulo… na sepultura são todos iguais… a mesma carniça. Ricos e pobres… pretos e brancos… bonitos e feios… cultos e analfabetos… todos não passam de um montão de vermes.

 

Prezados (as), para a glória de Deus e o bem das almas, conto com a presença de vocês no Santo Retiro em dezembro.

Peço orações para o Santo Padre Bento XVI que está sendo perseguido pelos inimigos de fora e de dentro da Santa Igreja; são lobos uivando furiosamente de todos os lados: “Meus queridos amigos – neste momento, só posso dizer: orai por mim, que eu possa aprender a amar o Senhor mais e mais. Orai por mim, para que eu possa aprender a amar Seu rebanho mais e mais – em outras palavras, a Santa Igreja, cada um de vós e todos vós juntos. Orai por mim, para que eu possa não fugir com medo dos lobos (Bento XVI).

Eu vos abençôo e vos guardo no Coração Santíssimo de Cristo Jesus: “Seu Coração era meu repouso, meu retiro e minha força nas minhas fraquezas” (Santa Margarida Maria Alacoque).

Com respeito, gratidão e afeto,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

 

- Agradecimento do Santo Retiro -

- Palestra -

- Fotos -

 

 

Ver outros retiros