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						Anápolis, 31 de outubro 
						de 2013 
						  
						
						Ao jovem Almir Pereira 
						Fontes 
						
						Pirenópolis– GO 
						  
						
						Estimado, lute com garra 
						contra o demônio, o mundo e a carne. 
						
						Nem todos os pecados 
						procedem da tentação do diabo. 
						
						No livro dos dogmas 
						Eclesiásticos diz: 
						“Nem todos os nossos maus pensamentos são excitados pelo 
						diabo, pois surgem algumas vezes do movimento do nosso 
						arbítrio”. 
						
						Uma coisa pode ser causa de 
						outra de duas maneiras: direta e indiretamente. 
						Indiretamente, quando um agente, ao causar certa 
						disposição em relação a algum efeito, é reconhecido como 
						sua causa ocasional e indireta. Por exemplo, se se diz 
						que quem põe a madeira para secar é causa de ela pegar 
						fogo. Desse modo deve-se dizer que o demônio é causa de 
						todos os nossos pecados, porque foi ele que instigou o 
						primeiro homem ao pecado, e desse pecado resultou em 
						toda a humanidade certa inclinação para com todos os 
						pecados. As palavras de Dionísio e Damasceno devem ser 
						entendidas desse modo. 
						
						Diz-se que alguma coisa é 
						diretamente causa de algo quando age diretamente para 
						produzir o efeito. Desse modo, o diabo não é causa de 
						todo pecado. Com efeito, nem todos os pecados são 
						cometidos por incitação do demônio, mas alguns pela 
						liberdade de nosso arbítrio e pela corrupção da carne. 
						Como diz Orígenes, “mesmo se 
						o demônio não existisse, os homens teriam desejo dos 
						alimentos, dos prazeres sexuais e de outras coisas 
						parecidas”.  A respeito dessas coisas 
						acontece muita desordem, a não ser que a razão refreie 
						tais desejos, especialmente se se levar em conta a 
						corrupção da natureza. Ora, refrear e ordenar esses 
						desejos depende do livre-arbítrio. Não é, pois, 
						necessário que toso os pecados provenham da instigação 
						do demônio. Se, todavia, alguns provêm da instigação 
						dele, para cometê-los “os 
						homens são enganados agora pela sedução como o foram 
						nossos primeiros pais”, como diz Isidoro. 
						
						Se alguns pecados são 
						cometidos sem a instigação do diabo, contudo, por meio 
						deles os homens se tornam filhos do diabo, pelo fato de 
						imitarem aquele que por primeiro pecou. 
						
						O homem pode por si mesmo 
						cair em pecado, mas não pode chegar a ter merecimento 
						sem o auxílio divino, a ele proporcionado pela mediação 
						dos anjos. Por isso, os anjos colaboram em tudo o que 
						fazemos de bom, enquanto todos os nossos pecados não 
						procedem da sugestão do demônio. Todavia, não há gênero 
						de pecado que não provenha às vezes da sugestão do diabo
						(cfr. Santo Tomás de Aquino, Suma Teológica, Volume 
						II). 
						
						Foi exemplar a sua 
						participação no Santo Retiro nos dias 26 e 27 de 
						outubro. Seja diligente convidando muitas pessoas para o 
						Retiro de dezembro. 
						
						Eu te abençôo e te guardo 
						no Coração de Maria Virgem. 
						
						Com gratidão, 
						  
						
						Pe. Divino Antônio Lopes 
						FP. 
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