Anápolis, 31 de outubro
de 2013
À senhora Rosicréia
Maria dos Santos
Anápolis – GO
Estimada,
numa mesma hierarquia há muitas ordens.
Diz o
Apóstolo (Ef 1, 21), que Deus constituiu
Cristo homem acima de todo o principado, e potestade, e
virtude, e dominação, que são as diversas ordens dos
anjos; e certos, dentre eles, pertencem a uma mesma
hierarquia.
Uma
hierarquia é uma chefia, isto é, uma multidão ordenada,
do mesmo modo, sob o governo de um chefe. Ora, não seria
a multidão ordenada, mas confusa, se nela não houvesse
diversas ordens. Logo, a noção mesma de hierarquia
requer a diversidade das ordens, e esta é considerada
relativamente aos diversos ofícios e atos. E isso bem se
vê na cidade, em que são diversas as ordens, segundo os
diversos atos; assim, uma é a ordem dos que julgam,
outra, a dos que pugnam, outra, a dos que trabalham nos
campos, e assim por diante. Mas, embora sejam muitas as
ordens de uma mesma cidade, todas, contudo, podem
reduzir-se a três, por ter qualquer multidão perfeita:
princípio, meio e fim. Por onde, há tríplice ordem de
homens na cidade: uns são os supremos, como os nobres;
outros, ínfimos, como o baixo povo; outros, médios, como
o povo honrado. Assim, pois, em qualquer hierarquia
angélica, as ordens se distinguem segundo os diversos
atos e ofícios; e toda essa diversidade se reduz a três
ordens: a suma, a média e a ínfima. E por isso, em cada
hierarquia, Dionísio coloca três ordens.
Ordem se toma
em dupla acepção. Numa, a ordenação, em si,
compreendendo graus diversos; e, deste modo, diz-se que
a hierarquia é uma ordem. De outro modo, chama-se ordem
a um mesmo grau; e assim, diz-se que há várias ordens
numa mesma hierarquia.
Na sociedade
dos anjos, tudo é possuído em comum; contudo, uns
possuem certas coisas de modo mais excelente que outros.
Ora, o que pode comunicar o que possui tem posse mais
perfeita que o que não o pode; assim é mais
perfeitamente cálido o que pode aquecer, do que o que
não pode; e sabe mais perfeitamente quem pode ensinar,
do que quem não o pode. E quanto mais perfeito for o dom
comunicado, tanto mais perfeito será o grau de quem o
comunica; assim, no grau mais perfeito do magistério
está quem pode ensinar a ciência mais elevada. E, de
acordo com esta semelhança deve-se distinguir a
diversidade dos graus ou das ordens dos anjos, segundo
os diversos ofícios e atos.
O anjo
inferior é superior ao homem mais elevado, na nossa
hierarquia, conforme aquilo da Escritura (Mt 11, 11):
O que é menor no reino dos céus, é maior do que ele,
isto é, do que João Batista, do qual entre os nascidos
de mulher não se levantou outro maior. Por onde, o anjo
menor da celeste hierarquia pode não só purificar, mas
iluminar e aperfeiçoar, e de modo mais alto do que as
ordens da nossa hierarquia. E assim pela distinção
destes atos não se distinguem as ordens celestes, mas
por outras diferenças deles
(cfr. Santo Tomás de
Aquino, Suma Teológica, Volume II).
Foi exemplar a sua
participação no Santo Retiro nos dias 26 e 27 de
outubro. Seja diligente convidando muitas pessoas para o
Retiro de dezembro.
Eu te abençôo e te guardo
no Coração de Maria Virgem.
Com gratidão,
Pe. Divino Antônio Lopes
FP.
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