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						Anápolis, 31 de outubro 
						de 2013 
						  
						
						À senhora 
						Veralice de Souza 
						
						Anápolis – GO 
						  
						
						Caríssima,
						
						há vários anjos numa mesma ordem.
						
						Diz Isaías 
						(Is 6, 3): Os serafins clamavam um para o outro. 
						Logo há vários anjos na mesma ordem dos Serafins. 
						
						No que 
						conhecemos perfeitamente podemos distinguir até as 
						mínimas particularidades — os atos; as virtudes e as 
						naturezas. No que, porém, conhecemos imperfeitamente só 
						podemos distingui-las universalmente, distinção que 
						pouco abrange. Assim, quem conhece imperfeitamente as 
						coisas naturais distingue-lhes as ordens, em geral, 
						colocando, numa ordem, os corpos celestes; noutra, os 
						corpos inferiores inanimados; noutra, as plantas; 
						noutra, os animais. Quem, porém, conhecer tais causas 
						mais perfeitamente, poderá distinguir, entre os corpos 
						celestes, e em cada um deles, várias ordens. Ora, nós, 
						como diz Dionísio, conhecemos imperfeitamente os anjos 
						e as suas funções. Por onde só em comum é que podemos 
						distinguir as funções e as ordens deles; e desse modo 
						muitos anjos estão contidos numa mesma ordem. Se, 
						porém, lhes conhecêssemos perfeitamente as funções e as 
						distinções, perfeitamente saberíamos que cada anjo tem a 
						sua função própria e a sua ordem própria, entre os 
						seres; e muito mais do que qualquer estrela, ainda que 
						nos esteja oculta. 
						
						Todos os 
						anjos de uma mesma ordem são, de certo modo, iguais, 
						quanto à semelhança comum, que os constitui nessa 
						ordem. Mas; em si mesmos, não são iguais. E por isso, 
						Dionísio diz que é preciso admitir, numa mesma ordem de 
						anjos, os primeiros, os médios e os últimos. 
						
						É-nos 
						desconhecida a distinção especial de ordens e de 
						funções, pela qual cada anjo tem uma função e uma ordem 
						própria. 
						
						Numa 
						superfície semi-branca e semi-negra, duas partes 
						confinantes, dessas cores, têm, pela situação, mais 
						pontos comuns que duas partes brancas; mas, menos, pela 
						qualidade. Assim também dois anjos que estão nos limites 
						de duas ordens, mais convêm, pela proximidade da 
						natureza do que qualquer outro com os demais da sua 
						ordem; menos, porém, pela idoneidade para funções 
						semelhantes, porque essa idoneidade chega até certo 
						termo  (cfr. 
						Santo Tomás de Aquino, Suma Teológica, Volume II). 
						
						Parabéns pela sua 
						participação no Santo Retiro nos dias 26 e 27 de 
						outubro. Seja missionária convidando muitas pessoas para 
						o Retiro de dezembro. 
						
						Eu te abençôo e te guardo 
						no Coração de Maria Virgem. 
						
						Com gratidão, 
						  
						
						Pe. Divino Antônio Lopes 
						FP. 
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