| 
                  		  
						Anápolis, 31 de outubro 
						de 2013 
						  
						
						À senhora Maria Clarinda 
						de Oliveira 
						
						Goiânia – GO 
						  
						
						Caríssima,
						
						os bons anjos têm superioridade sobre os anjos maus.
						
						Diz 
						Agostinho: o espírito, transviado da vida racional e 
						pecador é governado pelo de vida racional, pio e justo. 
						E Gregório: chamam-se potestades os anjos a cujo 
						império estão sujeitas as virtudes adversas.
						
						Toda a ordem 
						da superioridade está primária e originalmente em Deus; 
						e é participada pelas criaturas conforme o grau em que 
						se aproximam de Deus. Assim, as mais perfeitas e mais 
						próximas de Deus têm influência sobre as outras. Ora, a 
						máxima perfeição, e que mais aproxima de Deus, é a das 
						criaturas que o fruem, como os santos anjos, e dessa 
						perfeição os demônios estão privados. Por onde, os bons 
						anjos têm superioridade sobre os maus que são governados 
						por eles. 
						
						Os santos 
						anjos revelam aos demônios muitas coisas dos mistérios 
						divinos, quando a divina justiça exige, quer para 
						punição dos maus, quer para exercitação dos bons; assim 
						como nas coisas humanas os assessores do juiz revelam 
						aos algozes a sentença do mesmo. E tais revelações 
						referidas aos anjos reveladores são iluminações, porque 
						eles as ordenam para Deus. Não o são, porém, em relação 
						aos demônios, que assim não as ordenam, senão à 
						satisfação da iniquidade própria. 
						
						Os santos 
						anjos são ministros da divina sabedoria. Por onde, assim 
						como esta permite que certos males sejam feitos pelos 
						maus anjos ou pelos homens, por causa do bem que deles 
						venha, assim, os bons anjos não coíbem totalmente os 
						maus de fazerem o mal. 
						
						O anjo 
						inferior, na ordem da natureza, governa os demônios, 
						embora superiores, nessa ordem; porque a virtude da 
						divina justiça a que inerem os bons anjos, é mais 
						poderosa que a virtude natural angélica. Por isso, entre 
						os homens, o espiritual julga todas as coisas, 
						como diz a Escritura. E o filósofo diz que o virtuoso é 
						a regra e a medida de todos os atos humanos  
						(cfr. Santo Tomás de 
						Aquino, Suma Teológica, Volume II). 
						
						Parabéns pela sua 
						participação no Santo Retiro nos dias 26 e 27 de 
						outubro. Seja missionária convidando muitas pessoas para 
						o Retiro de dezembro. 
						
						Eu te abençôo e te guardo 
						no Coração de Maria Virgem. 
						
						Com gratidão, 
						  
						
						Pe. Divino Antônio Lopes 
						FP. 
						   |