Anápolis, 31 de outubro
de 2013
À Ivone Márcia dos
santos Guedes
Goianira – GO
Estimada,
a criatura corpórea é governada pelos anjos.
Diz
Agostinho: todos os corpos são governados pelo espírito
racional da vida. E Gregório: neste mundo visível nada
pode ser disposto senão pela criatura invisível.
Tanto nas
coisas humanas, como nas naturais, é comum seja o poder
particular submetido ao universal e por este regido. Em
relação aos anjos, os superiores, que presidem aos
inferiores, têm ciência mais universal. Ora, é
manifesto, que a virtude de qualquer corpo é mais
particular que a da substância espiritual; pois, ao
passo que toda forma corpórea é individuada pela matéria
e determinada, local e temporalmente, as formas
imateriais são absolutas e inteligíveis. Por onde, assim
como os anjos inferiores, de formas menos universais,
são governados pelos superiores, assim todos os corpos
são governados pelos anjos. E isto é ensinado não só
pelos santos Doutores, mas também por todos os filósofos
que admitem substâncias incorpóreas.
As coisas
corpóreas têm determinados atos que só se exercem quando
elas são movidas, porque é próprio do corpo não agir
senão pelo movimento. Logo, é necessário seja a criatura
corpórea movida pela espiritual.
A objeção
procede, segundo a opinião de Aristóteles, que ensinava
serem os corpos celestes movidos pelas substâncias
espirituais; e ele procurou determinar o número delas
pelo dos movimentos que se verificam nos corpos
celestes. Mas não ensinou existirem quaisquer
substâncias espirituais com governo imediato sobre os
corpos inferiores, a não serem talvez as almas humanas.
E isto porque não admitia outras operações nos corpos
inferiores, senão as naturais para explicar as quais
bastava o movimento dos corpos celestes. Mas nós
admitimos que muitas coisas se realizam nos corpos
inferiores que escapam aos atos naturais dos corpos. E
para explicá-los não bastam as virtudes dos corpos
celestes, sendo necessário admitirmos que os anjos
tenham governo imediato, não só dos corpos celestes, mas
também dos inferiores.
Os filósofos
trataram diversamente das substâncias imateriais. —
Assim, para Platão, elas são as razões e as espécies dos
corpos sensíveis, sendo umas mais universais que outras.
E por isso ensina que essas substâncias têm o governo
imediato de todos os corpos sensíveis, correspondendo a
diversos corpos diversas substâncias. — Para
Aristóteles, porém, elas não são espécies de corpos
sensíveis, mas algo de mais elevado e universal. E por
isso, não lhes atribuiu o governo imediato de cada um
dos corpos, mas só dos agentes universais, que são os
corpos celestes. — Avicena enfim seguiu uma via média.
Com Platão, admite uma substância espiritual que preside
imediatamente à esfera dos corpos ativos e passivos;
porque com Platão, admite serem as formas desses
sensíveis derivadas das substâncias imateriais. Mas,
diferindo de Platão, ensina a existência de uma só
substância imaterial que governa todos os corpos
inferiores e a que chama Inteligência agente.
Mas os santos
Doutores, de outro lado, ensinam com os Platônicos, que
os diversos seres corpóreos são presididos por diversas
substâncias corporais. Assim, Agostinho diz: Cada ser
visível deste mundo tem uma inteligência que lhe é
preposta. Damasceno: O diabo era das virtudes angélicas
que presidiam à ordem terrestre. E Orígenes, a propósito
daquilo da Escritura — A jumenta vendo o anjo: o
mundo precisa de anjos que governem os animais,
presidam-lhes ao nascimento, bem como ao crescimento dos
rebentos, das plantações e dos demais seres. Mas
isto não se funda em que um anjo por natureza seja mais
apto a presidir aos animais que as plantas; porque
qualquer anjo, ainda mínimo, tem virtude mais alta e
universal do que qualquer gênero de corpos; mas, sim, na
ordem da divina sabedoria, que prepôs, a coisas
diversas, diversos superiores. Daqui, porém, não se
segue haja mais de nove ordens de anjos; pois, as ordens
se distinguem pelas funções gerais. Por onde, assim
como, segundo Gregório, à ordem das Potestades pertence
todos os anjos que, propriamente, governam os demônios,
assim, à das Virtudes pertencem todos os que governam as
coisas puramente corpóreas, e, pelo ministério destes,
realizam-se às vezes os milagres
(cfr. Santo Tomás de
Aquino, Suma Teológica, Volume II).
Foi exemplar a sua
participação no Santo Retiro nos dias 26 e 27 de
outubro. Seja diligente convidando muitas pessoas para o
Retiro de dezembro.
Eu te abençôo e te guardo
no Coração de Maria Virgem.
Com gratidão,
Pe. Divino Antônio Lopes
FP.
|