Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

 

Cartas 021

 

Anápolis, 05 de janeiro de 2018

 

Estimado Mateus Felipe da Silva (Anápolis-GO), é preciso mortificar os olhos. Quem olha tudo o que quer transforma o coração num depósito de lixo.

O Espírito Santo diz-nos pela boca do Sábio, que nada há na terra que possa causar-nos tanto mal como a demasiada liberdade da vista (Eclo 31, 15).

Com efeito, pelos olhos entram os maus pensamentos e as perigosas imaginações, as imagens lascivas, que muitas vezes acendem ou conservam no coração o fogo das paixões.

Pelos olhos, a alma contrai o hábito da distração que atrapalha a vida de oração e a união com Deus (M. Hamon).

Leia atentamente, durante o mês de janeiro de 2018, Jó 31, 1-12: “Eu fiz um pacto com meus olhos: para não olhar para uma virgem. Que galardão me reserva Deus lá do alto, que herança o Shaddai lá dos céus? Acaso não é a desgraça para o criminoso, e o infortúnio para os malfeitores? Não vê ele os meus caminhos, não conta todos os meus passos? Caminhei com a mentira, acertei passo com a falsidade? Que Deus me pese numa balança exata e reconhecerá minha integridade. Se se desviaram do caminho os meus passos, e o meu coração seguiu as atrações dos olhos, se se apegou alguma mancha às minhas mãos, que outro coma o que semeei, e que arranquem as minhas plantações! Se o meu coração se deixou seduzir por mulher e estive à espreita à porta do vizinho, que minha mulher gire a mó para outrem e outros se debrucem sobre ela! Pois isso seria uma infâmia, um crime digno de castigo, um fogo que devoraria até à perdição total, destruindo todos os meus bens”.

Eu te abençoo e te guardo no Coração de Jesus Cristo, Rei dos reis.

Com gratidão,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)