Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

 

Circular

 

 

CIDADE MISSIONÁRIA DO SANTÍSSIMO CRUCIFIXO – ANÁPOLIS – GO – BRASIL

 

Circular n° 23 – 17-12-2017

 

Estimados (as), agradeço-lhes pela participação no Santo Retiro realizado na Casa de Retiro Madre Beatriz de Nossa Senhora das Dores (Cidade Missionária do Santíssimo Crucifixo) – Anápolis – GO, no dia 17 de dezembro, com a chegada às 08:00 h. Foi um dia de silêncio e oração em que meditamos sobre os temas: Perseverança, Fortaleza e Confiança em Deus.

Participaram pessoas de: Anápolis (GO), Jaraguá (GO), Puerto Quijarro (Bolívia), Rivera (Uruguai) e Puerto Iguazú (Argentina).

Caríssimos (as), devemos enfrentar todas as dificuldades com fé, perseverança, otimismo e ânimo… quem não luta com coragem e garra será derrotado logo no início. Infeliz da pessoa que deixa de progredir no caminha da santidade por causa das dificuldades… ela não se salvará: “Retirar-se do bem começado, do caminho da fé e do seguimento de Cristo, quer dizer pôr em perigo a própria salvação… Quem retrocede condena-se voluntariamente e jamais atingirá a meta: é um fraco, um vil, um desertor; enquanto deve o cristão ser forte, intrépido e perseverante” (Pe. Gabriel de Santa Maria Madalena).

O céu é a pátria dos perseverantes, daqueles que caminham sem retroceder… das pessoas que carregam as cruzes até o fim, sem desânimo… sem pessimismo. Para chegar ao lugar desejado é preciso caminhar com firmeza e convicção: “Ó Senhor, serei certamente salvo se perseverar até o fim, mas há de ser virtuosa essa perseverança para merecer a salvação; de vós me vem a virtude que me salva; sois vós que me fazeis perseverar até obter a salvação” (Santo Agostinho).

Aquele que ama a Deus de todo o coração enfrenta todos os obstáculos com os olhos fixos no céu… é capaz de enfrentar pelo Criador qualquer dificuldade e de abraçar qualquer sacrifício.

A vida é curta… e quem desiste na metade do caminho jamais entrará no céu… pátria dos batalhadores e esforçados.

Feliz daquele que suporta as provações de cada dia sem perder o ânimo… que rema contra a correnteza sem esmorecer os braços… que sobe o morro das dificuldades sem tremer as pernas.

Não é vergonhoso recomeçar… mas sim, desistir.

Eu vos abençoo e vos guardo no Coração Santíssimo de Jesus Cristo, nosso Rei e Senhor.

Com respeito,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

 

 

 

 

Ver outros retiros