Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

 

Carta 004

 

Anápolis, 01 de dezembro de 2018

 

Ao Jeferson de Souza Amaral

Bairro Calixtópolis-Anápolis-GO

 

Caríssimo, quem quiser seguir a Jesus Cristo com fidelidade, amor e perseverança, deve manter-se sempre ocupado… abandonando a ociosidade, a preguiça e o comodismo: “Anda ocioso quem não faz nada; anda também ocioso quem não faz bem o que deve fazer. Por acaso teu passado te dará direito à ociosidade? Não; pois pouco fizeste para o céu, e por muitos pecados ainda tens de prestar satisfação. O futuro é incerto, se for teu, deves preparar-te para nele ajuntares frutos; se não for teu, em breve já não terás mais tempo e expor-te-ás ao perigo de chegar com as mãos vazias perante o tribunal divino, semelhante ao mau servo, que enterrou o talento e por isso foi condenado” (Frei Pedro Sinzig).

 

Aquele que vive na ociosidade joga a vida fora e caminha na “presença” do demônio. Quem não trabalha para Deus e pelo bem das almas não pode ser feliz… mas vive no vazio.

A vida ociosa é cheia de vícios: “O ócio é pai dos vícios; e o vício da incontinência é o primogênito de todos. Os santos sempre evitaram o ócio e amaram o trabalho, inclusive os que se dedicavam de modo especial à oração. Quando se trabalha, não sobra mais espaço para maus pensamentos” (Bem-aventurado José Allamano, A Vida Espiritual, Capítulo 21).

Os santos viveram nesse mundo com os pés no chão e com os olhos fixos no céu… não perdiam tempo com o que passa e entesouravam para a Vida Eterna.

Leia com atenção: 1 João 4, 11-16: “Caríssimos, se Deus assim nos amou, devemos, nós também, amar-nos uns aos outros. Ninguém jamais contemplou a Deus. Se nos amarmos uns aos outros, Deus permanece em nós, e o seu Amor em nós é levado à perfeição. Nisto reconhecemos que permanecemos nele e ele em nós: ele nos deu o seu Espírito. E nós contemplamos e testemunhamos que o Pai enviou o seu Filho como Salvador do mundo. Aquele que confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece nele e ele em Deus. E nós temos reconhecido o amor de Deus por nós, e nele acreditamos. Deus é Amor: aquele que permanece no amor permanece em Deus e Deus permanece nele”.

Eu te abençoo e te guardo no Coração de Jesus, refúgio seguro.

Com respeito,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)