Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

 

Carta 018

 

Anápolis, 01 de dezembro de 2018

 

Ao senhor Edilei de Souza Nascimento

Bairro Calixtópolis-Anápolis-GO

 

Caríssimo senhor, não fique triste nem desanimado diante das dificuldades que surgem pelo caminho… é preciso sofrer por Deus… quem ama não busca uma vida fácil e cômoda. A vida aqui na terra é de provações e mais provações… aquele que deseja alcançar o céu sofre com paciência e por amor ao Criador: “É fácil seguir a Jesus ao Tabor, à sua glorificação. O amor é provado pelo sofrimento. Quem não tomar sua cruz às costas e me seguir, não é digno de mim. A vida humana, principalmente na velhice, é rica em provações. Amarás realmente a Deus, se nada sofres sem te queixares?” (Frei Pedro Sinzig).

 

Não basta carregar a cruz, mas é preciso carregá-la por amor a Deus… sofrer sem amor é jogar a vida fora… é perder tempo e viver na revolta. Quem sofre por amor a Deus mantém a paz no coração e os olhos fixos no céu.

Muitos sofrem para o céu, outros para o inferno… porque: “Sofrer de nada vale se não for por amor a Deus” (Santo Tomás de Aquino).

Deus não olha o tamanho da cruz; mas sim, o amor que a carregamos: “A paciência produz uma obra perfeita. Isso quer dizer que não existe coisa mais agradável a Deus do que sofrer com paciência e paz todas as cruzes por ele enviadas. É próprio do amor, fazer a pessoa que ama semelhante à pessoa amada… Todas as chagas do Redentor são outras tantas palavras que nos ensinam como devemos sofrer por ele. Esta é a sabedoria dos santos, sofrer constantemente por Jesus” (Sagrada Escritura, Santo Afonso Maria de Ligório e São Francisco de Sales).

Leia com atenção: Judas 1-4: “Judas, servo de Jesus Cristo, irmão de Tiago, aos que foram chamados, amados por Deus Pai e guardados em Jesus Cristo, misericórdia, paz e caridade vos sejam concedidas em abundância. Amados, enquanto estava todo empenhado em escrever-vos a respeito da nossa salvação comum, tive de fazê-lo por uma razão especial, para exortar-vos a combaterdes pela fé, uma vez por todas confiada aos santos. De fato, infiltraram-se entre vós alguns homens já há muito marcados para esta sentença, uns ímpios, que convertem a graça do nosso Deus num pretexto para licenciosidade e negam Jesus Cristo, nosso único mestre e Senhor”.

Eu te abençoo e te guardo no Coração de Jesus, conforto para os fracos.

Com respeito,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)