Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

 

Carta 025

 

Anápolis, 01 de dezembro de 2018

 

Ao Cidney Lima Santos

Bairro Calixtópolis-Anápolis-GO

 

Estimado, ame o próximo com sinceridade… mas não faça amizade com o invejoso. Aquele que anda na companhia do invejoso vive perigosamente, porque ele não respeita o verdadeiro amigo: “Este vício faz desejar tudo: a um o talento, a nobre origem, a habilidade… a outro os bens, a estima e até a virtude. O invejoso considera como prejuízo seu, o que o próximo tem de bom. Vício execrando! Pela inveja jamais possuirás o que outros têm; antes, prejudicas a ti mesmo pela tristeza indigna e pela insaciabilidade! Vício prejudicial ao corpo e à alma. Rouba a paz e a energia, fomenta outros vícios. Pela inveja de Caim, a terra foi inundada de sangue… pela inveja dos fariseus, Jesus foi preso e morto. Tanto obceca este vício!” (Frei Pedro Sinzig).

 

O invejoso não suporta ver a felicidade do próximo!  Ele trabalha furiosamente com a sua língua maligna para destruir o invejado.

A inveja é o vício pelo qual o homem experimenta tristeza profunda em face do bem alheio, acompanhada do desejo de que esse seja destruído.

O invejoso não se contenta nunca com aquilo que possui ou recebe, e fica revoltado com os benefícios, elogios ou felicidade de qualquer tipo atribuídos a outra pessoa. A inveja leva, frequentemente, à maledicência e à calúnia.

Leia com atenção: Romanos 1, 1-7: “Paulo, servo de Cristo Jesus, chamado para ser apóstolo, escolhido para o evangelho de Deus, que ele já tinha prometido por meio dos seus profetas nas Sagradas Escrituras, e que diz respeito a seu Filho, nascido da estirpe de Davi segundo a carne, estabelecido Filho de Deus com poder por sua ressurreição dos mortos, segundo o Espírito de santidade, Jesus Cristo nosso Senhor, por quem recebemos a graça e a missão de pregar, para louvor do seu nome, a obediência da fé entre todos os gentios, dos quais fazeis parte também vós, chamados de Jesus Cristo, a vós todos que estais em Roma, amados de Deus e chamados à santidade, graça e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo”.

Eu te abençoo e te guardo no Coração de Maria, refúgio das virgens.

Com respeito,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)