Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

 

Carta 035

 

Anápolis, 01 de dezembro de 2018

 

Ao Jurandir Ferreira Figueiredo Almeida

Bairro Calixtópolis-Anápolis-GO

 

Prezado, esse mundo é um vale de lágrimas e terrível campo de batalha contra a carne, ele mesmo e o demônio… quem quiser se salvar deve lutar continuamente contra  as tentações. Aquele que segue a Jesus Cristo e busca com perseverança a salvação da alma é tentado diariamente: “Não passando logo a tentação, fortifica-te com pensamentos salutares: Deus me vê! Como eu poderia cometer tamanha maldade perante seus olhos? Que ganharia? Breve é o prazer, eterno o castigo! O que prometi a Deus solenemente no batismo, na primeira Comunhão e na última confissão? E se eu morresse agora? Ofender a Deus, meu Criador e Salvador, amigo e pai?” (Frei Pedro Sinzig).

 

Aquele que suporta as tentações de cada dia agrada a Deus e caminha com firmeza e segurança para o céu: “Quem resiste às tentações não perde nada, ‘mas tira delas grande proveito’ (1 Cor 10, 13). Por isso o Senhor muitas vezes permite tentações às almas mais escolhidas para que adquiram maiores méritos neste mundo e mais glória no céu” (Santo Afonso Maria de Ligório).

Devemos enfrentar as tentações com os olhos fixos no céu e com ânimo para vencê-las: “Ninguém sem tentações poderá entrar no reino dos céus. Suprime as tentações e ninguém será salvo” (Santo Antão), e: “Retira as tentações, e não haverá ninguém que se salve” (Evágrio).

Leia com atenção: Romanos 2, 25-29: “Certamente a circuncisão é útil, se observas a Lei; mas se és um transgressor da Lei, tua circuncisão torna-se incircuncisão. Se, portanto, o incircunciso guardar os preceitos da Lei, porventura sua incircuncisão não será considerada circuncisão? E o fisicamente incircunciso, cumpridor da Lei, julgará a ti que, apesar da letra e da circuncisão, és transgressor da Lei. Pois o verdadeiro judeu não é aquele que como tal aparece externamente, nem é verdadeira circuncisão a que é visível na carne: mas é judeu aquele que o é no interior e a verdadeira circuncisão é a do coração, segundo o espírito e não segundo a letra: aí está quem recebe louvor, não dos homens, mas de Deus”.

Eu te abençoo e te guardo no Coração de Maria, jardim de virtudes.

Com respeito,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)