Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

 

Carta 036

 

Anápolis, 01 de dezembro de 2018

 

À Thauany Divina Ferreira de Almeida

Bairro Calixtópolis-Anápolis-GO

 

Estimada, percorra o caminho da pureza… essa virtude agrada muito a Deus e “abre” as portas do céu. O puro caminha na luz e foge das coisas desse mundo caduco e passageiro: “A santa pureza, a mais bela das virtudes, requer vigilância assídua. Antes de tudo, guarda teus olhos, pois, por eles, as mais das vezes, entra a morte da alma. Suposto que um olhar indiscreto não seja já pecado, quão facilmente conduz ao mal! A curiosidade leviana de olhar para tudo e de querer tudo saber, a ociosidade, a falta de energia consigo mesmo, a repugnância à mortificação, tem reduzido fortalezas, até então nunca tomadas, a simples montão de cinzas. Prefere ser tido nesta virtude, antes por exagerado, do que por leviano” (Frei Pedro Sinzig).

 

Aquele que foge da impureza para conservar a pureza agrada a Deus, é livre e caminha em paz aqui na terra… não se tornou escravo do demônio, “esposo” das almas impuras: “A alma a que não se pegou a mais leve nódoa de impureza, é o que há de mais belo na terra. Nela vive Deus como num templo. Nela descansa e se compraz no suavíssimo aroma que exala o fragrante lírio da pureza. Agradam tanto a Deus as almas puras, que assim as louva e exala pela boca do Sábio: ‘Que bela é a geração dos castos em seu esplendor! É imortal a sua memória diante de Deus e diante dos homens’ (Sb 4,1)” (Pe. Alexandrino Monteiro).

É grande ilusão buscar a liberdade vivendo sob a escravidão da impureza. O impuro vive “pesado” e não fará progresso no caminho da santidade.

Leia com atenção: Romanos 3, 1-4: “Que vantagem há então em ser judeu? E qual a utilidade da circuncisão? Muita, e sob todos os pontos de vista. Em primeiro lugar, porque foi a eles que foram confiados os oráculos de Deus. E que acontece se alguns deles negaram a fé? A infidelidade deles não irá anular a fidelidade de Deus? De modo algum! Confirma-se, pelo contrário, que Deus é veraz, enquanto todo homem é mentiroso, conforme está escrito: Para que sejas justificado nas tuas palavras e triunfes quando fores julgado”.

Eu te abençoo e te guardo no Coração de Jesus, força dos desprezados.

Com respeito,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)