Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

 

Carta 066

 

Anápolis, 01 de dezembro de 2018

 

Ao João Vitor de Souza

Parque Residencial das Flores – Anápolis-GO

 

Estimado, feliz da pessoa que caminha na presença de Deus e luta contra o pecado… também contra o pecado venial. Deus merece todo o nosso amor… é grande sabedoria evitar o pecado venial, porque ele ofende o Criador que cuida de nós e merece todo o nosso respeito: “Não é mal pequeno o pecado venial, isto é, a transgressão da lei divina em coisas pequenas, ou em maiores, sendo com a vontade um tanto repugnante. A gravidade duma ofensa depende principalmente da pessoa do ofendido. Frieza entre desconhecidos não é estranhada por ninguém: entre pais e filhos, porém, muito. Deus não é mais para ti, do que pai e mãe? Será atenuante tratar-se de coisas pequenas? Não! Se se tratasse da fama, da saúde, da fortuna, da vida, talvez houvesse atenuante; ofendendo, porém, a Deus, por um nada, não as haverá, tornando-se a culpa muito mais repugnante. E tais ofensas não são feitas muitas vezes voluntariamente?” (Frei Pedro Sinzig).

 

Uma alma que passou para a outra vida ou com o pecado venial ou então sem descontar toda a pena devida aos seus pecados é como aquele cristal coberto de lodo. É preciso primeiro remover o lodo, para que o cristal possa brilhar. É esta a função do Purgatório: purificar as almas dos amigos de Deus, mas que ainda não estão prontas para brilharem na eternidade feliz do céu.

Quem ama verdadeiramente o Coração de Jesus não consegue ficar indiferente diante do pecado venial… mas o detesta de todo o coração: “Quem é zeloso da pureza de sua consciência deve, na presença de Deus, confundir-se pelos mais pequeninos pecados considerando a infinita perfeição d’Aquele contra quem são cometidos, perfeição essa que lhes agrava infinitamente a malícia” (Santo Inácio de Loiola).

Leia com atenção: Romanos 8, 26-27: “Assim também o Espírito socorre a nossa fraqueza. Pois não sabemos o que pedir como convém; mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inefáveis, e aquele que perscruta os corações sabe qual o desejo do Espírito; pois, é segundo Deus que ele intercede pelos santos”.

Eu te abençoo e te guardo no Coração de Maria, alegria dos corações puros.

Com respeito,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)