Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

 

Carta 067

 

Anápolis, 01 de dezembro de 2018

 

À senhora Maria Jardelina da Conceição

Parque Residencial das Flores – Anápolis-GO

 

Prezada senhora, não olhe para o pecado venial como se ele fosse uma coisa insignificante e minúscula; esse pecado, isto é, venial… ofende a Deus, nosso Senhor e Criador. É loucura fazer amizade com o pecado venial! “O pecado venial é um grande mal também para ti. Ele leva  pouco a pouco ao pecado grave e a todas as suas horríveis consequências. Enfraquece a vida da alma; impede numerosas graças de Deus, que te levariam a alto grau de perfeição; tornam aborrecidas a oração e as outras obras boas; dão força às paixões, até que estas, como em Judas, dominem. E não há no outro mundo um lugar próprio, onde sofrem indizíveis dores no meio de chamas horríveis, todos aqueles que morreram bem, mas que não fizeram a devida penitência, ou que deixaram a terra com pecados leves? Teme agora o purgatório, para evitá-lo no futuro” (Frei Pedro Sinzig).

 

É grande cegueira espiritual pensar que Deus faz vistas grossas diante dos pecados veniais. Ele, Santidade Infinita, tem castigado, nesse mundo, certas culpas veniais que enche qualquer pessoa de espanto: A mulher de Lot foi ferida de morte e transformada numa estátua de sal por causa de uma curiosidade. Moisés e Arão foram excluídos da terra prometida por uma falta de confiança. Deus é bom, mas também é justo.

Quem faz as pazes com o pecado venial e o comete sorridentemente… desagrada a Deus, vive triste e “cambaleia” às “margens” do Inferno Eterno.

Leia com atenção: Romanos 8, 28-30: “E nós sabemos que Deus coopera em tudo para o bem daqueles que o amam, daqueles que são chamados segundo o seu desígnio. Porque os que de antemão ele conheceu, esses também predestinou a serem conformes à imagem do seu Filho, a fim de ser ele o primogênito entre muitos irmãos. E os que predestinou, também os chamou; e os que chamou, também os justificou, e os que justificou, também os glorificou”.

Eu te abençoo e te guardo no Coração de Jesus, paz inesgotável.

Com respeito,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)