Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

 

Carta 013

 

Anápolis, 31 de janeiro de 2019

 

À Vitória Oliveira Freire

Bairro Calixtópolis-Anápolis-GO

 

Estimada, é grande sabedoria reservar horários para a oração e desprezar o diálogo com as pessoas. Não devemos perder tempo com conversas vazias e cheias de vaidades… o muito falar esvazia o nosso coração. Milhares de pessoas se afastam de Deus por causa da língua: “Evita, quanto puderes o bulício dos homens, porque muito nos perturbam os negócios mundanos ainda quando tratados com reta intenção; pois bem depressa somos manchados e cativos da vaidade. Quisera eu ter calado muitas vezes e não ter conversado com os homens. Por que razão, porém, nos atraem falas e conversas, se raras vezes voltamos ao silêncio sem dano da consciência? Gostamos tanto de falar, porque pretendemos, com essas conversações, ser consolados uns pelos outros e desejamos aliviar o coração fatigado por preocupações diversas. E ordinariamente sentimos prazer em falar e pensar, ora nas coisas que muito amamos e desejamos, ora nas que nos contrariam” (Tomás de Kempis).

 

A verdadeira alegria não está em dialogar com as criaturas; mas sim, em viver na presença de Deus. Quem possui Deus no coração não perde tempo com o que passa, porque somente Ele pode encher o nosso coração da alegria que o mundo não pode dar.

Mesmo o mundo não aceitando… a verdade é que somente Jesus Cristo pode nos dar a alegria que não termina… alegria duradoura… alegria verdadeira. Quem busca a felicidade longe de Cristo jamais a encontrará, porque Ele é a fonte da mais pura alegria.

Milhões de pessoas perdem tempo buscando a alegria no mundo… ele é muito pequeno para nos encher da verdadeira alegria.

Leia com atenção: 1.ª Coríntios 14, 29-34: “Quanto aos profetas, dois ou três tomem a palavra e os outros julguem. Se alguém que esteja sentado recebe uma revelação, cale-se o primeiro. Vós todos podeis profetizar, mas cada um a seu turno, para que todos sejam instruídos e encorajados. Os espíritos dos profetas estão submissos aos profetas. Pois Deus não é um Deus de desordem, mas de paz. Como acontece em todas as Igrejas dos santos, estejam caladas as mulheres nas assembleias, pois não lhes é permitido tomar a palavra. Devem ficar submissas, como diz também a Lei”.

Eu te abençoo e te guardo no Coração de Maria, nossa Mestra.

Com respeito,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)