Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

 

Carta 045

 

Anápolis, 31 de janeiro de 2019

 

À senhora Cleusa Braga Ferreira

Bairro Calixtópolis-Anápolis-GO

 

Caríssima, longe de Jesus Cristo é impossível adquirirmos a verdadeira alegria… Ele é a fonte onde a nossa alma imortal e espiritual deve saciar a sua sede. Longe de Cristo só existe tristeza, amargura e revolta. Aquele que trabalha para si… que procura eclipsar a Nosso Senhor… jamais será feliz, não pode possuir a alegria que “jorra” do alto. O Criador castiga os seus amigos aqui nesse mundo para abrir a porta para eles na hora da morte. Quem sofre com alegria nãos será desprezado por Deus: “Parece posto em desarmonia com a infinita bondade de Deus este seu proceder com os bons e os maus; parece que aos bons, que são os seus filhos mais amados devia deixar a alegria, e aos maus que são seus inimigos, a tristeza. Deus, por isso mesmo que ama os justos, deixa-os chorar em vida, sofrer privações e perseguições, e merecer com lágrimas temporárias uma glória e felicidades eternas” (Pe. Alexandrino Monteiro).

 

É grande sabedoria suportar os sofrimentos aqui na terra com os olhos fixos na felicidade do céu… alegria que não se acaba.

Aquele que possui um coração duro e árido, isto é, que caminha longe de Cristo Jesus não pode ser feliz, porque a “água” cristalina da alegria não penetra nesse terreno duro, onde reina o pecado.

Jesus Cristo é a alegria que a nossa alma necessita… o mundo é muito pequeno para satisfazê-la, somente o Deus Eterno pode alegrar uma alma imortal.

A alegria é um bem para alma, sem ela é difícil lutar e vencer as provações que surgem todos os dias pelo caminho. O pecado mortal destrói a alegria de uma alma, expulsando o Criador dela. Deus é a fonte da alegria, sem Ele só existe tristeza.

Leia com atenção: 2.ª Coríntios 3, 4-6: “Tal é a certeza que temos, graças a Cristo, diante de Deus. Não como se fôssemos dotados de capacidade que pudéssemos atribuir a nós mesmos, mas é de Deus que vem a nossa capacidade. Foi ele quem nos tornou aptos para sermos ministros de uma Aliança nova, não da letra, e sim do Espírito, pois a letra mata, mas o Espírito comunica a vida”.

Eu te abençoo e te guardo no Coração de Maria, ânimo dos corações.

Com respeito,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)