Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

 

Carta 084

 

Anápolis, 31 de janeiro de 2019

 

À senhora Aparecida Alves da Silva Gomes

Bairro Calixtópolis-Anápolis-GO

 

Estimada, é frequente encontrar-se nos escritos dos Santos Padres alusões à lepra, das moléstias talvez a mais horrível que se conhece, como símbolo de uma vício que na alma causa efeitos análogos à destruição que a lepra faz ao corpo; este vício é a impureza: “Se há vício no mundo que rebaixe a natureza humana, é a impureza. Este vício degradante deprime o homem até à condição do bruto. Como ele, o impuro vive da satisfação de apetites materiais. A impureza escraviza o homem! Tira-lhe da cabeça a coroa de rei e ata-lhe aos pés a cadeia de escravo. O homem que se entrega a tal vício não sabe mais dominar-se. As inclinações de sua natureza viciada traçam a regra da sua vida, e ele aí anda vergado sob o jugo das ignóbeis paixões. É este vício tão nocivo que, uma vez alojado no coração do homem, atrofia- lhe todas as faculdades” (Pe. Alexandrino Monteiro).

 

O vício da impureza ofende terrivelmente a Deus… aquele que vive na impureza não pode agradar a Deus e o insulta continuamente.

O mundo se contenta a chamar a impureza uma fraqueza apenas. E tem razão. De certo modo não é um ato de fortaleza deixar-se vencer por uma paixão, e permitir que a parte animal consiga o predomínio sobre a parte espiritual. É uma fraqueza sim; mas uma fraqueza culpável: é o grande pecado de fraqueza (Pe. João Batista Lehmann).

É muito perigoso se esconder por detrás da fraqueza para justificar um vício tão repugnante… Deus quer que vençamos esse vício com oração e penitência.

Leia com atenção: 2.ª Coríntios 11, 1-4: “Oxalá pudésseis suportar um pouco de loucura da minha parte! Mas, não há dúvida, vós me suportais. Experimento por vós um zelo semelhante ao de Deus. Desposei-vos a um esposo único, a Cristo, a quem devo apresentar-vos como virgem pura. Receio, porém, que, como a serpente seduziu Eva por sua astúcia, vossos pensamentos se corrompam, desviando-se da simplicidade devida a Cristo. Com efeito, se vem alguém e vos prega um Jesus diferente daquele que vos pregamos, ou se acolheis um espírito diverso do que recebestes ou um evangelho diverso daquele que abraçastes, vós o suportais de bom grado”.

Eu te abençoo e te guardo no Coração de Maria, Rainha das almas imortais.

Com respeito,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)