Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

 

Carta 088

 

Anápolis, 31 de janeiro de 2019

 

Ao Vitor Hugo Silva de Oliveira

Bairro Calixtópolis-Anápolis-GO

 

Prezado, aquele que caminha na impureza não pode agradar a Deus e não se salvará, porque a impureza o levará à perdição eterna. Infeliz da pessoa que despreza o caminho da pureza para tornar-se escrava da impureza! Quem vive na lama da impureza fecha o coração para as coisas do alto e abandona, com rebeldia, o caminho da santidade: “A impureza tem aberto para a maior parte dos homens o caminho da perdição. É por este desfiladeiro que tantas almas se vão precipitando no abismo da perdição eterna! Se Deus permitisse nesta hora que os condenados do inferno te dissessem o motivo que lá os levou, quantos haviam de apontar para o sexto mandamento da lei de Deus, que eles tantas vezes transgrediram” (Pe. Alexandrino Monteiro).

 

Santo Isidoro escreve: “Pela impureza, mais do que por outro vício, o gênero humano se sente escravo do demônio”, e: “Pela impureza é que o maior número das almas vai para o inferno” (Santo Afonso Maria de Ligório).

Para tornar menos áspera a luta e mais segura a vitória, é preciso combater-se o vício da impureza, não tanto pela frente, mas pelas suas causas, pela fonte (Pe. João Batista Lehmann).

É muito perigoso enfrentar a impureza como se ela fosse um gatinho de estimação e inofensivo. A impureza é um terrível e violento “leão”… para vencê-la é preciso de prudência, força, garra e oração… muita oração, oração fervorosa e contínua.

Leia com atenção: 2.ª Coríntios 11, 20-23: “Suportais que vos escravizem, que vos devorem, que vos despojem, que vos tratem com soberba, que vos esbofeteiem. Digo-o para vergonha vossa: poder-se-ia crer que nós é que fomos fracos… Aquilo que os outros ousam apresentar — falo como insensato — ouso-o também eu. São hebreus? Também eu. São israelitas? Também eu. São descendentes de Abraão? Também eu. São ministros de Cristo? Como insensato, digo: muito mais eu. Muito mais, pelas fadigas; muito mais, pelas prisões; infinitamente mais, pelos açoites. Muitas vezes, vi-me em perigo de morte”.

Eu te abençoo e te guardo no Coração de Maria, exemplo de paciência.

Com respeito,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)