Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

 

Carta 092

 

Anápolis, 31 de janeiro de 2019

 

À senhora Alvina Pereira de Souza

Bairro Calixtópolis-Anápolis-GO

 

Estimada, quem busca a santidade com garra, fé, alegria e perseverança, luta continuamente para agradar a Deus e somente a Ele não se preocupa em agradar as criaturas falsas e interesseiras. O santo se preocupa em agradar a Deus… busca a perfeição com seriedade e fé… não faz “amizade” com o pecado mortal e venial; pelo contrário, se esforça para evitá-los… os santos buscam a perfeição; por isso, vivem desapegados das coisas caducas desse mundo inimigo de Deus e da santidade: “É o estado dos que não contenham com evitar os pecados mortais e veniais, mas aspiram à perfeição mais elevada, trabalhando por arrancar do coração ainda as mínimas imperfeiçoes, e por contrariar a natureza em suas inclinações mais ocultas e egoístas. É o estado em que desejam vestir-se do mesmo traje de seu Rei e Senhor Jesus Cristo, imitando a sua pobreza voluntária, a sua obediência absoluta e a sua castidade perfeitíssima” (Pe. Alexandrino Monteiro).

 

A santidade longe de Cristo Jesus não existe! Para se santificar é preciso imitar o exemplo de Nosso Senhor… é preciso seguir os seus passos de luz, santidade e amor.

O caminho mais curto para o céu é o da imitação de Jesus Cristo. Aquele que se colocou na amizade de Jesus não se condenará, porque Jesus é amigo fiel que não despreza os seus amigos.

Aquele que deseja a perfeição de vida, luta continuamente para expulsar do coração tudo o que desagrada a Deus. O Senhor é luz e não aceita viver nas trevas… num coração que segue a escuridão dos vícios.

O santo agrada a Deus e pisa com violência as coisas passageiras… despreza o lixo oferecido pelo mundo.

Leia com atenção: 2.ª Coríntios 12, 6-8: “Se quisesse gloriar-me, não seria louco, pois só diria a verdade. Mas não o faço, a fim de que ninguém tenha a meu respeito um conceito superior àquilo que vê em mim ou me ouve dizer. Já que essas revelações eram extraordinárias, para eu não me encher de soberba, foi-me dado um aguilhão na carne — um anjo de Satanás para me espancar — a fim de que eu não me encha de soberba. A esse respeito três vezes pedi ao Senhor que o afastasse de mim”.

Eu te abençoo e te guardo no Coração de Maria, modelo de fé.

Com respeito,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)