Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

 

Carta 100

 

Anápolis, 31 de janeiro de 2019

 

Ao João Paulo Rodrigues da Silva

Bairro Calixtópolis-Anápolis-GO

 

Prezado, o Purgatório é um lugar de sofrimentos onde as almas dos justos expiam seus pecados antes de entrar no Céu: “Se alguém disser… que a todo o pecador arrependido é de tal maneira extinguido o reato da pena eterna, que não permanece reato algum de pena temporal, que tenha de expiar ou nesta vida ou na futura no purgatório, antes de se lhe poder patentear a entrada no reino dos céus, seja anátema” (Concílio de Trento, Ses. 6, cân. 30, da justificação. Densinger 840): “O Purgatório é o estado das almas justas que, protelando-se a visão de Deus e mediante uma pena de sentido, cumprem a purificação que lhes faltou nesta terra para expiarem plenamente os seus pecados já perdoados. Ali as almas acabam de expiar as suas faltas. A doutrina católica acerca do Purgatório afirma que: 1. As almas do Purgatório têm a certeza de estarem salvas. 2. Não podem merecer para si mesmas. 3. Sofrem da privação de Deus, mas têm a esperança” (Edouard Clerc).

 

A palavra Purgatório vem de um verbo latino que significa precisamente “purificar”: “A Igreja denomina Purgatório esta purificação final dos eleitos, que é completamente distinto dos condenados” (Catecismo da Igreja Católica, 1031).

No Purgatório as almas são felizes, porque têm a certeza de que gozarão de Deus eternamente; mas sofrem também, e sofrem muito porque não podem gozá-lo ainda.

As almas do Purgatório não só aceitam, mas até desejam espontaneamente a purificação, a fim de virem a possuir um bem absoluto que já lhes está assegurado.

As almas que se encontram no Purgatório têm a certeza de virem a possuir a felicidade eterna, e, portanto, não podem ser infelizes.

Leia com atenção: Gálatas 1, 1-5: “Paulo, apóstolo — não da parte dos homens nem por intermédio de um homem, mas por Jesus Cristo e Deus Pai que o ressuscitou dentre os mortos — e todos os irmãos que estão comigo, às Igrejas da Galácia. Graça e paz a vós da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo, que se entregou a si mesmo pelos nossos pecados a fim de nos livrar do presente mundo mau, segundo a vontade do nosso Deus e Pai, a quem a glória pelos séculos dos séculos! Amém”.

Eu te abençoo e te guardo no Coração de Maria, Mãe do Salvador.

Com respeito,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)