Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

 

Carta 106

 

Anápolis, 31 de janeiro de 2019

 

Ao Lucas Pires de Jesus

Bairro Calixtópolis-Anápolis-GO

 

Caríssimo, o caminho mais curto para o céu é realizar com alegria, fé e fidelidade a vontade de Deus. Aquele que vive unido a Deus não foge da cruz e não busca uma vida fácil e cheia de mordomia. Deus quer que percorramos o caminho estreito sem retrocedermos: “Quem ama a Deus ama sua divina vontade, e é por isso que goza espiritualmente nas próprias tribulações, porque sabe que, resignando-se, agrada e compraz ao Senhor… Ó meu Deus! Os pecadores desprezam a vida espiritual sem tê-la experimentado. Veem somente, diz São Bernardo, as mortificações que sofrem os amigos de Deus e os deleites de que se privam; mas não consideram as inefáveis delícias espirituais com que o Senhor nos cumula e acaricia. Experimentai e vede — diz Davi — quão suave é o Senhor. Quem não experimentar não poderá compreender o quanto Deus sabe contentar uma alma que o ama” (Santo Afonso Maria de Ligório).

 

Deus é Pai e não despreza um coração generoso que o serve com fidelidade e perseverança.

O mundo pode nos alegrar? Não! A alegria do mundo é postiça e não pode satisfazer o nosso coração que foi criado para as coisas do alto. Quem segue o mundo caminha nas trevas e não pode ser feliz!

Os mundanos desprezam o caminho da santidade e seguem com firmeza a via das trevas… são infelizes e não  abandonam esse caminho da destruição. Quanta ingratidão!

Aquele que despreza a Deus não se salvará, porque não aceita o caminho da luz.

Leia com atenção: Gálatas 2, 7-10: “Pelo contrário, vendo que a mim fora confiado o evangelho dos incircuncisos como a Pedro o dos circuncisos — pois aquele que estava operando em Pedro para a missão dos circuncisos operou também em mim em favor dos gentios — e conhecendo a graça em mim concedida, Tiago, Cefas e João, os notáveis tidos como colunas, estenderam-nos a mão, a mim e a Barnabé, em sinal de comunhão: nós pregaríamos aos gentios e eles para a Circuncisão. Nós só nos devíamos lembrar dos pobres, o que, aliás, tenho procurado fazer com solicitude”.

Eu te abençoo e te guardo no Coração de Maria, exemplo de caridade.

Com respeito,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)