Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

 

Carta 110

 

Anápolis, 31 de janeiro de 2019

 

À Isabela de Souza Silva

Bairro Calixtópolis-Anápolis-GO

 

Prezada, feliz da pessoa que segue pelo caminho da santidade sem recuar… não basta ser exemplo para o próximo durante uma semana, um mês, um ano… Deus quer que sejamos santos até o fim. A luta contra os inimigos da nossa alma é contínua… não podemos cruzar os braços. Sem perseverança é impossível alguém se salvar… muitos começam bem e logo abandonam o caminho da luz: “Tu, meu irmão, que abandonaste o pecado e esperas, com razão, que tenham sido perdoadas as tuas culpas, gozas da amizade de Deus; todavia ainda não estás salvo, nem o estarás enquanto não tiveres perseverado até ao fim. Começaste bem e santamente a vida. Agradece mil vezes a Deus; mas adverte que, segundo disse São Bernardo, não é ao que começa que se oferece o prêmio, mas sim, unicamente ao que persevera. Não basta correr no estádio; mas impende prosseguir até alcançar a coroa, conforme a expressão do apóstolo” (Santo Afonso Maria de Ligório).

 

Os santos estão no céu porque seguiram pelo caminho da virtude até o fim… não desistiram da luta; mas sim, enfrentaram todos os obstáculos com a cabeça erguida.

O melhor “remédio” para perseverar é contemplar a vida de Jesus Cristo. Ele enfrentou muitos obstáculos sem desanimar… lutou até o fim e não desistiu… sofreu desde o ventre materno.

Aquele que abandona o caminho da salvação por causa dos obstáculos jamais conquistará a Vida Eterna. O céu é para os fortes, valentes e ousados… A alegria do céu é para sempre… somente os fortes entrarão nesse “oceano” de felicidade.

Leia com atenção: Gálatas 3, 1-5: “Ó gálatas insensatos, quem vos fascinou, a vós ante cujos olhos foi desenhada a imagem de Jesus Cristo crucificado? Só isto quero saber de vós: foi pelas obras da Lei que recebestes o Espírito ou pela adesão à fé? Sois tão insensatos que, tendo começado com o espírito, agora acabais na carne? Foi em vão que experimentastes tão grandes coisas? Se é que foi em vão! Aquele que vos concede o Espírito e opera milagres entre vós o faz pelas obras da Lei ou pela adesão à fé?”

Eu te abençoo e te guardo no Coração de Maria, modelo de perseverança.

Com respeito,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)