Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

 

Carta 122

 

Anápolis, 31 de janeiro de 2019

 

À senhora Júlia Pereira da Costa Almeida

Bairro Calixtópolis-Anápolis-GO

 

Estimada, é grande sabedoria evitar o pecado e caminhar na presença de Deus… levando o Evangelho a sério. Aquele que morre longe de Deus não se salvará… o pecado mortal não pode entrar na Vida Eterna: “Aquele que entrar uma vez no inferno jamais sairá de lá. A este pensamento o rei Davi exclamava trêmulo: Não me trague o abismo, nem o poço feche sobre mim a sua boca. Apenas um réprobo cai naquele poço de tormentos, fecha-se sobre ele a entrada para nunca mais se abrir. No inferno só há porta para entrar e não para sair… Enquanto vivo, o pecador pode ter alguma esperança, mas, se a morte o surpreender em pecado, perderá toda a esperança. Se os condenados pudessem ao menos se agarrar em alguma enganosa ilusão que aliviasse o seu desespero horrível!” (Santo Afonso Maria de Ligório).

 

Se o Inferno não fosse eterno, o Filho de Deus não se teria humilhado infinitamente, encarnado, fazendo-se homem, padecendo e morrendo na cruz e, finalmente, passando uma vida de infinita humilhação na Santíssima Eucaristia. Só a libertação dum mal, de algum modo infinito e o merecimento dum bem, igualmente infinito, é que pode justificar a infinita humilhação e a morte dolorosíssima de Nosso Senhor Jesus Cristo. Mas o pecador que morre obstinado, coloca-se na impossibilidade de gozar o fruto da paixão e morte de Jesus Cristo e por isso deve sofrer pelos seus pecados uma pena, que, ao menos na duração, não tem limite.

Leia com atenção: Gálatas 5, 1-8: “É para a liberdade que Cristo nos libertou. Permanecei firmes, portanto, e não vos deixeis prender de novo ao jugo da escravidão. Atenção! Eu, Paulo, vos digo: se vos fizerdes circuncidar, Cristo de nada vos servirá. Declaro de novo a todo homem que se faz circuncidar: ele está obrigado a observar toda a Lei. Rompestes com Cristo, vós que buscais a justiça na Lei; caístes fora da graça. Nós, com efeito, aguardamos, no Espírito, a esperança da justiça que vem da fé. Pois, em Cristo Jesus, nem a circuncisão tem valor, nem a incircuncisão, mas a fé agindo pela caridade. Corríeis bem; quem vos pôs obstáculos para não obedecerdes à verdade? Esta sugestão não vem daquele que vos chama”.

Eu te abençoo e te guardo no Coração de Maria, fonte de paz.

Com respeito,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)