Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

 

Carta 018

 

Anápolis, 25 de novembro de 2019

 

À senhora Alvina Pereira de Souza

Parque Calixtópolis - Anápolis - GO

 

Caríssima, esse mundo é um “oceano” de provações, dificuldades e tribulações.   Quem suporta as provações com alegria, fé e paciência, vai se tornando “leve” para o dia do juízo: “As tribulações são uma excelente oportunidade para expiarmos melhor as nossas faltas e pecados da vida passada” (Pe. Francisco Fernández Carvajal). Santo Agostinho diz que, “especialmente quando sofremos, o Senhor atua como médico para curar as chagas que os pecados deixaram em nós, e emprega esses sofrimentos como remédio”.

Aquele que carrega as cruzes de cada dia e sofre com fé, olha para Deus com humildade. Sem a ajuda do alto é impossível suportar o sofrimento com alegria e paciência: “Na sua tribulação, hão de procurar-me pela manhã cedo” (Os 6, 1).

Diante das tempestades furiosas que sopram contra a nossa vida, devemos buscar refúgio em Deus, porto seguro. Quem foge da cruz “naufragará” no “mar” das provações.

Leia com atenção esse trecho dos Atos dos Apóstolos 2, 37-41: “Ouvindo isto, eles sentiram o coração traspassado e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: ‘Irmãos, que devemos lazer?’ Respondeu-lhes Pedro: ‘Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para a remissão dos vossos pecados. Então recebereis o dom do Espírito Santo. Pois para vós é a promessa, assim como para vossos filhos e para todos aqueles que estão longe, isto é, para quantos o Senhor, nosso Deus, chamar. Com muitas outras palavras conjurava-os e exortava-os, dizendo: ‘Salvai-vos desta geração perversa’. Aqueles, pois, que acolheram a sua palavra, fizeram-se batizar. E acrescentaram-se a eles, naquele dia, cerca de três mil pessoas”.

Reze com fé essa oração: “Aquele que é poderoso fez em vós grandes coisas. Todo poder vos foi dado no céu e na terra… Será possível ao poder divino opor-se ao vosso poder, ele que recebeu de vossa carne a carne que o fez homem? Vós vos acercais do trono da reconciliação não apenas com orações, senão também com ordens, Soberana mais ainda que serva” (São Pedro Damião).

Eu te abençoo e te guardo no Coração de Jesus, refúgio dos abandonados.

Com respeito,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)