Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

 

 

Carta 023

 

Anápolis, 25 de novembro de 2019

 

À senhora Vera Lúcia da Silva Santana

Parque Calixtópolis - Anápolis - GO

 

Estimada, aquele que perdoa as ofensas recebidas está bem adiantado no caminha da santidade. Devemos suportar as ofensas com paciência e fé em Jesus Cristo, Deus Bendito, que foi ofendido e soube perdoar sem vingar dos inimigos: “Viveríamos mal o nosso caminho de discípulos de Cristo se, ao menor atrito – no lar, no escritório, no trânsito… –, a nossa caridade se esfriasse e nos sentíssemos ofendidos e desprezados” (Pe. Francisco Fernández Carvajal).

Aquele que não sabe perdoar fica remoendo no coração as ofensas recebidas… essa falta de amor prejudica o corpo e a alma. Quem não reza não sabe perdoar… quem caminha longe de Deus possui o coração “mergulhado” nas trevas. Para perdoar é preciso da graça do alto… é preciso implorar a ajuda de Deus. Jesus na cruz nos ensina a perdoar sempre! Quem se une a Jesus na cruz não possui ódio no coração.

Leia com atenção esse trecho dos Atos dos Apóstolos 3, 14-17:  “Vós acusastes o Santo e o Justo, e exigistes que fosse agraciado para vós um assassino, enquanto fazíeis morrer o Príncipe da vida. Mas Deus o ressuscitou dentre os mortos, e disto nós somos testemunhas. Graças à fé em seu nome, este homem que contemplais e a quem conheceis, foi o Seu nome que o revigorou; e a fé que nos vem por Ele é que deu a este homem a sua perfeita saúde diante de todos vós. Entretanto, irmãos, sei que agistes por ignorância, da mesma forma como vossos chefes”.

Reze com fé essa oração: “Como é possível, ó Maria, minha Mãe Santíssima, que, tendo uma Mãe tão santa, tenha eu sido tão mau? Uma Mãe que toda arde no amor para com Deus, e eu ame as criaturas? Uma Mãe tão rica de virtudes, e que delas seja eu tão pobre? Ó Mãe amabilíssima, já não mereço, é verdade, ser o vosso filho, porque de o ser me tenho feito indigno com a minhas culpas. Contento-me, pois, com que me aceiteis por vosso servo. Para ser o último de vossos servos, pronto estaria a renunciar a todos os reinos da terra” (Santo Afonso Maria de Ligório).

Eu te abençoo e te guardo no Coração de Maria, modelo de caridade.

Com respeito,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)