Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

 

Carta 035

 

Anápolis, 25 de novembro de 2019

 

Ao senhor Divino de Souza Almeida

Parque Calixtópolis - Anápolis - GO

 

Estimado, é preciso amar a Deus de todo o coração e amar também ao próximo. Devemos respeitar as pessoas e tratá-las com caridade. Aquele que não respeito a vida alheia não pode agradar a Deus, porque Deus é caridade. Quem calunia o próximo comete pecado e não caminha na luz: “Falar mal do meu próximo, eis a maledicência. O próximo tem direito a seu bom nome que o maldizente procura destruir revelando, sem razão, as suas faltas secretas… a caridade me leva até ao perdão dos inimigos; a justiça manda respeitar o bem de cada um” (Livro do seminarista).

Aquele que ama verdadeiramente o próximo reza pela sua conversão sem espalhar os seus defeitos. A Palavra de Deus condena o falador… aquele que prejudica o seu próximo com maledicência. Quem trabalha para diminuir as qualidades do próximo não pode ser feliz.

Leia com atenção esse trecho dos Atos dos Apóstolos 5, 1-5: “Entretanto, certo homem, chamado Ananias, com sua mulher, Safira, vendeu uma propriedade. Mas, com a conivência da esposa, reteve parte do preço. Levando depois uma parte, depositou-o aos pés dos apóstolos. Disse-lhe então Pedro: ‘Ananias, por que encheu Satanás o teu coração para mentires ao Espírito Santo, retendo parte do preço do terreno? Porventura, mantendo-o não permaneceria teu e, vendido, não continuaria em teu poder? Por que, pois, concebeste em teu coração este projeto? Não foi a homens que mentiste, mas a Deus’. Ao ouvir estas palavras, Ananias caiu e expirou. E um grande temor sobreveio a todos os que disto ouviram falar”.

Reze com fé essa oração: “Basta que me olheis e tenhais compaixão de mim. Se o vosso coração se compadecer, que posso eu temer? Não; não temo nada. Não temo os meus pecados, porque podeis remediar o mal que fiz. Não temo os demônios, porque vós sois mais poderosa que o inferno todo. Não; não temo vosso Filho, justamente irritado contra mim, porque uma só palavra vossa o aplacará. Só temo por minha negligência que me leve a deixar de recomendar-me a vós nas minhas tentações e por isso me perca. Mas isto é o que hoje vos prometo, que quero recorrer sempre a vós. Ajudai-me a executá-lo. Vede que bela ocasião tendes de satisfazer o vosso desejo de socorrer um miserável, qual eu sou!” (Santo Afonso Maria de Ligório).

Eu te abençoo e te guardo no Coração de Maria.

Com respeito,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)