Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

 

Carta 054

 

Anápolis, 25 de novembro de 2019

 

À Natália Silva Pereira

Parque Residencial das Flores - Anápolis - GO

 

Prezada, não podemos abandonar o caminho da cruz e do sofrimento. Na “Escola” da cruz estão a nossa santificação e salvação… quem suporta a cruz com paciência se salvará: “O sofrimento é o grande mestre do homem” (Van Der Meersch).

Infeliz da pessoa que se revolta contra a cruz… que desiste da “viagem” para o céu por causa das altas “muralhas” e dos obstáculos: “Ter um coração pacífico e um rosto sorridente. Que os sofrimentos não vos causem amargura, nem vos arranquem lamentações, mas sede como árvore que sabe, na ocasião devida, vergar os galhos, sem enrijecê-los contra os açoites do vento, e deixa cair, sobre os que lhe jogam pedras, flores e frutos perfumados” (M. Th. Ratisbonne).

G. Courtois escreve: “Compreendemos melhor o sofrimento dos outros, quando sofremos. Existem provações, que devemos ter experimentado pessoalmente para poder ajudar os outros a suportá-las e libertarem-se delas”.

Leia com atenção esse trecho dos Atos dos Apóstolos 7, 26-29: “No dia seguinte, apareceu quando alguns deles se batiam e tentou reconduzi-los à paz, dizendo: Homens, sois irmãos: por que vos maltratais um ao outro? Então, o que maltratava o companheiro o repeliu, dizendo: Quem te constituiu chefe e juiz sobre nós? Pretenderias matar-me, da mesma forma como ontem mataste o egípcio? A estas palavras, Moisés fugiu e foi viver como forasteiro na terra de Madiã, onde gerou dois filhos”.

Reze com fé essa oração: “Mostrai a mesma liberalidade em meu favor! Protegei-me, Senhora minha; eis o que vos peço. Nada receio se me protegeis. Não temo os demônios, porque vós sois mais poderosa que todo o inferno; não temo os meus pecados, porque vós com uma só palavra que faleis a Deus, podeis alcançar-me o perdão de todos eles. Tendo eu o vosso favor, não temo nem mesmo a cólera de Deus; pois basta uma súplica vossa para aplacá-lo” (Santo Afonso Maria de Ligório).

Eu te abençoo e te guardo no Coração de Jesus, modelo de santidade.

Com respeito,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)