Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

 

Carta 055

 

Anápolis, 25 de novembro de 2019

 

À Thainara da Silva Lima

Parque Residencial das Flores – Anápolis-GO

 

Estimada, quem ama a Deus de todo o coração não foge do sacrifício, da renúncia e da penitência. Não basta falar para mudar alguém; mas sim, é preciso fazer penitência… bater na porta do céu com o “martelo” da mortificação: “Não é falando que mudamos um estado de coisas, mas nos sacrificando” (Clemenceau).

Milhões de pessoas estão percorrendo o caminho fácil, longe do sacrifício… querem salvar a alma vivendo no comodismo e na “poltronice”. Deus, nosso Criador, não está na vida fácil: “Com que se forjará um homem, se não for com o sacrifício?” (Camus), e: “Serviço e sacrifício caminham de mãos dadas” (Baden-powell).

Não existe verdadeira santidade longe da vida de sacrifício… quem deseja se salvar deve abraçar as cruzes de cada dia sem reclamar: “Sem sacrifício, não há santidade possível; mas devem ser sacrifícios voluntários, alegres e amados” (P. de Ponlevoy).

Leia com atenção esse trecho dos Atos dos Apóstolos 7, 30-34: “Decorridos quarenta anos, apareceu-lhe um anjo no deserto do monte Sinai, na chama de uma sarça ardente. Ao percebê-lo, Moisés ficou admirado com o que via. E, aproximando-se para ver melhor, fez-se ouvir a voz do Senhor: Eu sou o Deus de teus pais, o Deus de Abraão, de Isaac e de Jacó. Todo trêmulo, Moisés não ousava olhar. E o Senhor lhe disse: Tira a sandália dos pés, pois o lugar em que estás é terra santa. Eu vi, eu vi o sofrimento de meu povo no Egito, e ouvi seus gemidos. Por isso desci para livrá-los. Agora vem, eu vou enviar-te ao Egito”.

Reze com fé essa oração: “Enfim, se me protegeis, espero tudo, pois que tudo vós podeis. Ó Mãe de misericórdia, eu sei que tendes prazer e vos gloriais em ajudar os pecadores mais miseráveis, e que os podeis ajudar, contanto que não sejam obstinados. Eu sou pecador, mas não sou obstinado; quero mudar de vida. Podeis, pois, ajudar-me; valei-me e salvai-me. Ponho-me hoje nas vossas mãos. Dizei-me o que hei de fazer para dar gosto a Deus, que eu quero fazer; e espero fazê-lo com vosso socorro, ó Maria, minha Mãe, minha luz, minha consolação, meu refúgio, minha esperança” (Santo Afonso Maria de Ligório).

Eu te abençoo e te guardo no Coração de Maria, modelo de santidade.

Com respeito,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)