Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

02 de agosto

Santo Eusébio

Vercelli é uma cidade antiga perto de Milão, na Itália. Aí, a religião cristã chegou durante as perseguições romanas e seu bispo mais ilustre foi, sem dúvida, Santo Eusébio.

Filho de pais piedosos e ricos, Eusébio nasceu na ilha da Sardenha.

Instruído nas ciências sacras e profanas, em Roma, fez parte do clero romano, ao tempo do Papa Silvestre. Por este foi destacado para dirigir a igreja de Vercelli, no norte da Itália.

Segundo o testemunho de Santo Ambrósio, foi o primeiro bispo que introduziu nova experiência na diocese: agrupou em torno de si os membros de seu clero para levar uma vida comunitária. Outros bispos o imitaram, como Santo Agostinho e São Martinho de Tours. Assim, se abria o caminho para as futuras comunidades dos cônegos regulares. Eusébio vivia comunitariamente com seus sacerdotes a fim de alcançar, pela oração, caridade e penitência, as bênçãos de Deus, para o trabalho da cura das almas. Além disso, estudavam os santos livros, trabalhavam nas paróquias e ocupavam-se de ofícios manuais para sua subsistência. Esta vida em comum preparou Eusébio para as lutas que o esperavam e deu-lhe força para sair vencedor em todas.

Durante o tempo de seu episcopado, continuavam as agitações doutrinárias do arianismo, que queria impor seu credo contrário ao dogma da divindade de Cristo. Como outros bispos contemporâneos, que foram duramente perseguidos por combaterem o arianismo, teve Eusébio que sofrer muito por sua atitude de firmeza.

Em 355, celebrou-se uma assembléia de bispos em Milão, para discutir problemas relativos ao arianismo, infelizmente, perturbada pela intromissão do imperador Constâncio, que pretendia impor sua vontade também em matéria de fé. Três bispos que lhe resistiram foram punidos com o exílio, entre eles Eusébio. Foi deportado para o Oriente, numa viagem sofrida. Durante seis anos, teve que viver longe de sua grei, em meio a muitos sofrimentos e torturas, infligidas pelos esbirros imperiais que puniam também todos aqueles que prestavam ajuda aos perseguidos, de modo que estes se sentiam completamente isolados. Com a morte do imperador Constâncio, foi liberado e Eusébio aproveitou da circunstância de se encontrar no Oriente para visitar as principais igrejas, a fim de consolidar a verdadeira doutrina do Concílio de Nicéia relativa à divindade de Cristo. Viajou para a Capadócia, visitou no Egito o santo bispo Atanásio, incansável defensor da doutrina ortodoxa e depois voltou para sua sede de Vercelli.

Ao chegar à sua diocese, Eusébio teve uma recepção brilhante, em que tomaram parte os colegas do episcopado, o clero e o povo. Em companhia de Santo Hilário de Poitiers, outro campeão da fé ortodoxa contra o arianismo, começou um apostolado de unificação das igrejas, anteriormente perturbadas pela heresia. Veio a falecer em Vercelli, no ano 370. Por causa dos grandes sofrimentos e torturas por que passou Santo Eusébio em defesa da fé, o povo deu-lhe o título glorioso de mártir.